A USP aparece entre as posições 61 e 70. Na líderança está a Universidade de Harvard, seguido pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), ambos nos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Para a elaboração do ranking, feito em parceria com a Thomson Reuters, 31 mil pesquisadores em 149 países foram convidados a apontar quais as universidades mais fortes em ensino e pesquisa no seu campo de atuação, e 17.554 o fizeram. Esta é a segunda edição do ranking de reputação acadêmica. No ano passado, nenhuma instituição brasileira apareceu entre as 100 melhores. Na ponta, as três primeiras colocadas permaneceram inalteradas. A USP já tinha alcançado uma posição de destaque no ranking mundial de universidades feito pela THE, quando foi a brasileira mais bem colocada, na 178ª posição.
O país com o maior número de universidades na lista são os Estados Unidos, com 44 instituições, sendo sete entre as dez primeiras. Em seguida vem o Reino Unido, com dez universidades, seguido por Japão e Holanda, ambas cinco. Com quatro representantes estão Austrália, França e Alemanha. Dos países que compõem o chamado BRIC, apenas Brasil, com uma, e China, com duas universidades, estão presentes.
Fonte: OGLOBO