Política

Líder diz que reforma tem metade dos 46 votos do PSDB

O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), afirmou nesta quarta-feira (13) que mais de 20 parlamentares da bancada tucana devem votar a favor da reforma da Previdência. O PSDB tem 46 deputados.

Segundo ele, o fechamento de questão pelo partido poderá deixar outros deputados 'confortáveis' para mudar de posicionamento e esse número deve crescer.

Nesta quarta, a executiva nacional do PSDB fechou questão a favor da reforma da Previdência, o que significa que haverá uma orientação oficial do partido pela aprovação da reforma.

"Eu tenho consultado a bancada nesses últimos dias para saber exatamente o que pensa e como pretende votar. Estamos avançando. Hoje já ultrapassamos o número de 20 parlamentares favoráveis, rumando para 50% [da bancada]. E acho que agora, com o fechamento de questão, mais deputados vão se sentir confortáveis para votar com o partido", disse.

Para aprovar o texto na Câmara é preciso que, pelo menos, 308 dos 513 deputados votem a favor da PEC. O governo ainda conta com o fechamento de questão de outros partidos aliados para conseguir o número de votos mínimo para conseguir aprovar a proposta. Além do PSDB, o PMDB, o PTB e o PPS também orientaram a bancada a votar a favor das mudanças na Previdência.

"Punição não está excluída"

Apesar de ter fechado questão, a cúpula do partido não decidiu se haverá punição aos deputados que não seguirem a orientação.

O presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que a primeira estratégia da legenda é o convencimento, mas que a punição para quem votar contra a orientação da executiva "não está excluída".

"Não está excluída a punição, mas nossa primeira estrategia é o convencimento e está indo bem", disse.

Questionado por jornalistas se gostaria que a reforma fosse aprovada ainda neste ano, o governador de São Paulo disse que sim, mas que essa é uma avaliação que cabe à Câmara dos Deputados.

"Eu espero que sim [que a reforma seja aprovada neste ano]. Mas aí é uma questão do parlamento. É uma avaliação que cabe às lideranças de vários partidos políticos e da Mesa Diretora da Câmara", disse Geraldo Alckmin.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões