O deputado federal Fábio Garcia (PSB) tenta manobra para acelerar a votação de projeto de lei que destrava a transferência de recursos do FEX (Auxílio de Fomentação à Exportação) aos Estados vendedores de commodities. Ele protocolou nesta quarta-feira (6) um requerimento na presidência da Câmara dos Deputados para votação de projeto da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) já aprovado no Senado.
O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) deve colocar em votação na sessão de hoje à noite da bancada de Mato Grosso sobre o mesmo tema. No entanto, como ocorreu na semana passada, a votação pode se adiada por análise de MP (Medida Provisória) que trava a agenda de pautas.
“Se a gente der preferência este projeto [da senadora Lúcia Vânia], ele passa pela Câmara e vai direto para sanção do presidente Michel Temer. Então, a gente vai tentar essa manobra para que acelere a votação e a liberação do recurso”, diz ele em vídeo divulgado na tarde hoje.
Por outro lado, a mudança de projeto de lei indica a possibilidade da proposta de bancada de Mato Grosso naufragar. Fontes ligadas ao Congresso afirmam que os deputados da base do presidente Michel Temer pode segurar a votação da proposta por indisposição do Planalto de liberar os recursos para os Estados exportadores. Mato Grosso tem valor previsto de R$ 500 milhões. Alguns parlamentares cogitariam apresentar emendas ao texto da bancada de Mato Grosso como medida para travar a votação.
Os deputados Fábio Garcia e Victorio Galli (PSC-MT), líder da bancada de Mato Grosso, ouvidos hoje pela reportagem, dizem não haver qualquer articulação para travar o projeto de lei nem para apresentação de emendas.