O requerimento foi aprovado pela Câmara, mas segundo o presidente da Casa, vereador Julio Pinheiro (PTB), a direção da CAB, somente poderá ser ouvida, após assumir de fato a direção da Sanecap, processo este, que deverá acontecer somente em abril.
“Eu não vejo essa necessidade de aguardar a posse, mesmo porque, a CAB já assinou o contrato. Acredito então, que a direção já tem total autonomia para responder a respeito do futuro destes funcionários”, alegou o peemedebista.
O parlamentar solicita que a CAB preste esclarecimentos sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV) destinado aos servidores da Companhia. Sávio pede ainda, que o diretor da CAB, Italo Joffoly, compareça a sessão da Câmara de Vereadores, a fim de prestar tais esclarecimentos.
O vereador argumenta que a preocupação maior é quanto aos servidores concursados, que até o momento tinham a ideia de estabilidade no emprego, mas que de uma hora para outra poderão ser obrigados a ingressar no PDV. “Isso é inadmissível. Esses funcionários precisam ter prioridade nesse processo de transição. Justamente por isso a necessidade de que a discussão sobre o futuro dos profissionais seja feita o mais breve possível”, pontuou.
Ainda segundo o peemedebista, a Câmara de Vereadores precisa intermediar essa negociação, pois segundo ele, “a situação pela qual esses profissionais estão passando é fruto de uma concessão feita no atropelo, com o consentimento da maioria dos parlamentares”.
Remanejamento
Assim como Domingos Sávio, o vereador Lúdio Cabral (PT), defende alternativa de que, caso não sejam ‘aproveitados na Sanecap‘, esses funcionários passam ser remanejados para outros setores da administração municipal. “Estamos em busca de uma alternativa para todo esse impasse, o que não pode acontecer é de uma hora para outra, esses profissionais ficarem sem seus direitos”, argumentou Cabral.
O petista afirmou ainda, que seu maior temor é que os concursados sejam obrigados a assinar o PDV, em contrapartida, “os apadrinhados do prefeito, que possuem cargos comissionados, continuem tranquilos em seus empregos”.
Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso
Fotos: Mary Juruna