Opinião

A redação, Antonio Skármeta

Muito conhecido pelo já clássico O carteiro e o poeta, que ganhou adaptação para o cinema, o escritor chileno Antonio Skármeta tem uma extensa produção voltada para as crianças, dentre elas A Redação, com ilustração do espanhol Alfonso Ruano. A Redação ganhou o prêmio Monteiro Lobato de melhor tradução de 2004 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Também escreveu Insônia e Biscoitinho.  Conquistou outros prêmios, dentre eles o Jabuti em 2001, 2005 e 2010.

A Redação é um livro que quebra o mito dos chamados temas tabus na literatura infantil. Com honestidade, respeito, sensibilidade e poesia, é possível falar sobre qualquer assunto para as crianças, até os mais difíceis.

A história ocorre em um país latino-americano, certamente o Chile, na década de 1970 – quando as frágeis tentativas de transição democrática foram abortadas. A Redação é a história de Pedro, um menino louco por futebol que estuda no 3º ano do EF1. Depois de testemunhar a prisão do pai de seu amigo Daniel, Pedro passa a observar com outros olhos e a tentar entender os acontecimentos que ocorrem ao seu redor. A tristeza e a dor da família de seu amigo, as notícias que chegam entrecortadas pela censura, o receio pela sua família, pois ele sabe que seus pais também são contra a ditadura. Começa a se questionar e a refletir sobre essa realidade tão difícil de entender, pois, afinal, ele é só uma criança.

A Redação é um conto em que a figura da família é muito forte como porto seguro diante do que o mundo lá fora apresenta. Skármeta mostra como é possível escrever sobre a realidade política para as crianças leitoras. Seu texto ganha força e contraponto nas ilustrações realistas e belíssimas de Alfonso Ruano, que descrevem toda a dramaticidade e emoção exigidas e provocadas pelo texto. Ruano reconstrói com detalhes o entorno familiar e cotidiano de Pedro, criando uma atmosfera que deixa transparecer o peso da ditadura.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do