Opinião

Esforço hercúleo

“A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer” (Sócrates)

É relevante demostrar a importância da sobrevivência do Hospital Universitário Júlio Müller-HUJM, localizado na rua Luís Philippe Pereira Leite S/N, no coração de Cuiabá.

Foto: Graci O. Miranda – Hospital Júlio Müller  (HUJM) MT 2017 

O cotidiano-HUJM só é viável graças a idealistas/profissionais abnegados que conseguiram através do esforço hercúleo, atingir o objetivo de melhorias.

Em 29/11/2017 às 09 horas haverá a Cerimônia de ‘reinauguração’ do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (teste do Pezinho) e da Divisão de Gestão de Pessoas.

O superintendente Doutor Hildevaldo Monteiro Fortes, com humildade solicita aos poderes “(…) Precisamos de vocês na mesma proporção que precisam dos nossos serviços. Vamos nos unir!”  (FORTES, 05/08/2017, para autora).

Os profissionais que atendem no HUJM, nunca fazem questão de desfilar suas chancelas, mas sim, reflexões e concatenação de ideias para salvar vidas. Assim, atendem cidadãos que estão abandonados por alguns governantes.

Foto: Graci O. Miranda – Hospital Júlio Müller  (HUJM) MT 2017

Há de se notar que O HUJM é ladeado de ‘Casa de Apoio”. Quem são os proprietários? E a quantidade de veículos dos municípios que deixam os pacientes no HUJM? Cadê o dinheiro dos impostos que os contribuintes desembolsam todos os meses? Cadê o prefeito?

O cenário inacabado das obras-HUJM, não reflete à realidade dos intelectuais. A UFMT sendo a 33ª melhor do País no Ranking Universitário Folha (RUF), no meio de 195 conceituadas instituições públicas e privadas, o curso de medicina está (21º). O compromisso-HUJM é para com o País nação.

Foto: Graci O. Miranda – Hospital Júlio Müller  (HUJM) MT 2017

O médico Eduardo De Lamonica Freire, ex-reitor da -UFMT, (1984-88) ex-superintendentes-HUJM,  professor do hospital, diz:  “Há 44 anos me dedico à Saúde e à Educação Pública neste Estado, neste querido Brasil. Vou continuar lutando e me sinto no direito, por todas as oportunidades que o Povo Brasileiro me ofereceu (inclusive o financiamento de estudos, em todos os níveis, em Escola Pública) de começar a conclamar a todos a lutar contra o silêncio ensurdecedor que está contaminando a Sociedade Brasileira.”

No interior do HUJM, pacientes/profissionais estabelecem o relacionamento humanizado, vigora que, a comunicação que nos faz mais humanos, cristalizando o profissionalismo e a sensatez. Então, “dignidade da pessoa humana” (1988) tal como diz Constituição/inciso III.

Foto: Graci O. Miranda – Hospital Júlio Müller  (HUJM) MT 2017

E, em se tratando de custos, o médico de longos anos de experiência, o doutor José Francisco Dutra Souto, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, da faculdade de medicina, do HUJM-MT, ex diretor do HUJM, e foi vice-reitor-UFMT, (2008-2012), pontuou: “um hospital especial, e mais, por conta disso mais dispendencioso, mais caro para a instituição – UFMT, porque os hospitais universitários, eles gastam mais.” (04/08/2017)

Os profissionais do HUJM estão, e, são comprometidos com a cultura e sobrevivência dos cidadãos. Vivendo longe de fachadas, prédios espelhados, são sim, dotados de posturas: trabalho/esperanças, e tendo ações que a Constituição apregoa na sua plenitude, caráter/ética e humanismo.

Alguns políticos lembrem que, a Assembleia está linda, espelhada e arejada, parabéns! Então, visitem o HUJM. Precisamos de ambientes adequados com ecossistema equilibrado, isto para acolher todos os cidadãos.

Foto: Graci O. Miranda – Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Nenhum da equipe-HUJM está incluso nas nódoas da corrupção. É obvio e mais um motivo para obterem ambientes propícios para exercerem suas atividades com segurança. E distante de “puxadinhos”. Será que alguns políticos estão atentos que: cada um dos cidadãos é prioridade das prioridades do nosso País?

 A Constituição Federal (1988), diz: “A saúde é direito de todos e dever do Estado (…)”.

Autoridades mirem na postura excelência do procurador Rafael Mondego de Figueiredo, contribuiu para melhoria do HUJM. Parabéns!

Graci Ourives de Miranda – professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Formada UFMT. Registro LP9614565/DEMEC/SP-SP.  Especialização História Social-UFMT. Curso -USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”.02 artigos científicos-UFMT.04 Livros publicados, sendo 1- obra científica.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do