A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Judiciária Civil, realiza o 1º Curso de Operações Antissequestro, para propiciar conhecimentos técnicos básicos a 21 policiais civis, entre investigadores e delegados, que atuam, em sua maioria, na Gerência e também no Centro Integrado de Operações Integradas de Operações Aéreas (CIOPAer) e na Diretoria Metropolitana.
A aula inaugural do curso será nesta sexta-feira (17), às 8 horas, na Academia de Polícia, com palestra do delegado Luciano Inácio da Silva, que se aposentou no final de 2016, depois de atuar em diversos casos de sequestro e roubos a bancos, no período de mais de 10 anos que foi titular da GCCO.
Conforme o delegado, Diogo Santana Souza, atual titular da Gerência, o curso vai tratar não somente de crimes de sequestros, mas também das investigações especiais, inteligência operacional, táticas policiais, gerenciamento de crise, direitos humanos, sobrevivência policial, técnicas não letais, uso diferenciado da força, gerenciamento de crise, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar tático, operacional helitransportado.
“Este é um curso interno, o primeiro que iniciamos. O nome do curso é operador antissequestro, mas engloba tudo. Teremos aulas com abordagens em defensivos agrícolas, organização criminosa, roubos e furtos a banco. É o agente especial que trabalha na Gerência e que atua em todos esses crimes”, disse.
A capacitação segue até o dia 1 de dezembro. Os instrutores são policiais da própria Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e também outros que passaram pela unidade, como o delegado Flávio Henrique Stringueta.
Durante a aula inaugural, o GCCO prestará homenagem para alguns policiais que atuaram na Gerência, e tiveram papel importante na elucidação de casos de grande repercussão, a exemplo de seqüestros e roubos a bancos.