Um carregamento de cerca de 450 quilos de cocaína pura e basta base foi apreendido pela Polícia Judiciária Civil, no município de Primavera do Leste (231 km ao Sul), em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que desencadeou a operação "Blindagem", neste domingo (12.11), resultando também na prisão de quatro homens. A droga abasteceria o Estado de São Paulo.
Além da droga, cerca de R$ 3 mil, em espécie, duas carretas e um veículo foram apreendidos com os suspeitos, Joel da Silva Cordeiro, 67, José Luiz Pereira da Cruz, 48, Flavio Alves de Lima, 34, e Marcos Farias Queiroz, 32. Os quatro foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O suspeito Joel e Flávio são oriundos de São Paulo e vinham para o estado de Mato Grosso buscar a droga. Os presos Marcos e José Luiz são de Campo Verde e mantinham sociedade no comércio de entorpecente em grande quantidade. Outros integrantes da quadrilha serão investigados e as diligências continuam para apreensão de possíveis armamento.
As investigações começaram após informação referente a carretas que eram abastecidas na região, com entorpecente vindo da fronteira. Posteriormente, os veículos seguiam com a droga para ser comercializada em outro estado.
Com base nas suspeitas, os investigadores de polícia realizaram levantamentos com objetivo de qualificar os envolvidos. Durante diligência e campanha iniciada na noite de sábado (11.11), com auxílio do Grupo de Resposta Rápida (Garra), os policiais conseguiram identificar uma carreta, possivelmente carregada com droga.
Em acompanhamento do veículo, a equipe efetuou abordagem no início desta manhã, nas proximidades da cidade de Primavera do Leste. Na carreta foi encontrado mais de 370 quilos de pasta base de cocaína (cloridrato). Questionado, o motorista Joel da Silva Cordeiro confessou e indicou um sítio, no município de Campo Verde, como sendo o local de abastecimento da droga.
Os policiais civis imediatamente foram até o ponto mencionado e lá localizados mais cerca de 80 quilos da mesma droga. No local, foram presas três pessoas.
A operação “Blindagem” foi realizada pelas equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), Delegacia Regional, ambas de Primavera do Leste, com apoio da Delegacia de Polícia de Campo Verde e do Grupo Armado de Resposta Rápida (GARRA).
A delegada da DERF de Primavera do Leste, Anamaria Machado Costa, disse que o resultado positivo da operação decorreu do empenho das equipes de policiais civis, que não mediram esforços para o êxito e sucesso dessa investigação.
“Agradeço o delegado Mario de Campo Verde, o delegado regional Rafael, além do apoio incondicional do doutor juiz de direito Alexandre Pampado e do doutor promotor Adriano, que acompanham diretamente nossas ações de combate a criminalidade”, destacou Anamaria Machado.
A droga está sendo periciada e pesada pela Politec. Uma equipe da Gerência de Operações Especiais (GOE) foi deslocada para segurança do entorpecente.