Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que ampliem a capacidade das comunidades locais e dos cafeicultores de pequeno porte. A proposta é financiar essas atividades e estimular os programas de informação e treinamento que contribuam para a transferência de tecnologias relevantes para o produto.

Pela parceria, ambos se comprometem a ampliar o intercâmbio de informações, estimular o aperfeiçoamento técnico e o esforço comum para o desenvolvimento sustentável, envolvendo as questões sociais também.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) informou que, no país, apenas em 2011 o consumo do produto chegou a 19,72 milhões de sacas. Segundo a entidade, o resultado mostra que os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida –  como cafés expressos, cappuccinos e outras combinações com leite.

Para 2012, a Abic estima um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de sacas. Ao longo deste ano, a associação disse que pretende continuar a estimular o aumento do consumo geral e a oferta de cafés diferenciados. A ideia é ampliar a adesão das empresas aos programas de qualidade e certificação, como o Selo de Pureza, o  Programa de Qualidade do Café (PAC) e Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS).

Edição: Graça Adjuto

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Marilyn Monroe ganha exposição em Londres

 A mostra, inaugurada na última quarta-feira, percorre em imagens a vida de Marilyn, desde sua juventude até a consagração da