A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realiza o 2º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, que acontece nesta sexta-feira (10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 08h às 16h. A proposta é ouvir, orientar e valorizar os pequenos produtores rurais.
Com o tema “Desenvolvimento Sócio-econômico e Ambiental da Agricultura Familiar de Cuiabá”, a expectativa é reunir centenas de agricultores nas várias palestras.
Na programação, assuntos como ações desenvolvidas pela Empresa Mato-Grossense de Assistência a Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), para o fortalecimento da agricultura familiar no município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para mostrar a importância do Associativismo e do Cooperativismo serão apresentadas, além de palestra com o secretário de Politica Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
De acordo com o secretário Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, o evento marca a retomada da pasta da Agricultura. Segundo ele, agricultores de cerca de 40 comunidades rurais cadastradas pela Secretaria estão confirmadas no seminário, que ainda irá entregar certificados de participação no final.
“Fortalecer e trazer informações ao pequeno produtor, abrindo espaço para aproximar a agricultura familiar do poder público é o nosso objetivo. Queremos ser um agente facilitador, que coloque as três áreas comuns, social, ambiental e econômica em equilíbrio, para que os produtos plantados aqui na região venham suprir o consumo interno e, quem sabe no futuro, eles possam ampliar sua comercialização”, propõe Vinicius.
O ciclo de palestras e debates ainda vai contar com o Sine Municipal e o Centro Atendimento ao Empreendor – CAE estarão presentes para dar explicações de como se tornar um Micro Empreendor Individual – MEI, como por exemplo, as artesãs da Associação Mulheres de Fibra que em sua maioria já saíram da informalidade e estarão expondo seus produtos.
O seminário é realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o apoio da Empaer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá-MT, Senar e grupo Martinello.