O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resgatou, no final da manhã desta sexta-feira (03.11), uma vítima de acidente automobilístico. O veículo Tucson seguia sentido Cuiabá a Campo Verde, quando colidiu de frente com outro veículo que vinha na direção contrária. O acidente aconteceu por volta de 11 horas a 12 km depois da cidade de Chapada dos Guimarães.
No acidente, duas mulheres ficaram presas as ferragens e precisaram do auxílio do Corpo de Bombeiros para serem retiradas. O condutor do outro carro morreu na hora.
O Ciopaer foi acionado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e imediatamente, um helicóptero foi para o local acompanhada de uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Quando pousamos, as vítimas já receberam os primeiros atendimentos e após o procedimento, uma mulher foi embarcada no helicóptero, pois o seu estado de saúde exigia uma rápida resposta. A vítima foi levada para o aeroporto, e de lá, o Samu encaminhou a uma unidade hospitalar de Pronto-Atendimento”, disse o comandante da aeronave, tenente coronel PM Robson Fernando Martins Antonietti.
Até o dia três de novembro, o Ciopaer já realizou mais de 30 ocorrências de resgate, incluindo ações em áreas de difícil acesso, como em serras, rodovias ou matas.
O coordenador do Ciopaer, tenente coronel Juliano Chirolli, disse que é muito importante a ação da aeronave em casos de acidentes com vítimas graves.
“Um veículo iria demorar no mínimo três vezes mais que um helicóptero. A ação do Ciopaer em situações mais delicadas faz toda a diferença no tempo resposta”, declarou.