Plantão Policial

Mato Grosso está em 7º lugar em redução de mortes violentas 2º o MVI

Mato Grosso registrou redução de quase 6% nos índices de Mortes de Violência Intencional (MVI), que são os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. O estado é o sétimo em redução no país. Os dados fazem parte do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na segunda-feira (30).

O estudo traz números dos 26 estados e o Distrito Federal e contabiliza a variação de resultados entre os anos 2015 e 2016 para cada 100 mil habitantes.

Apenas 10 estados da federação registram redução, entre eles, Mato Grosso (-5,6%). Os demais estados foram percebidos aumentos nas mortes violentas. Dentro desta redução há a contabilização de Policiais Civis e Militares mortos em situação de confronto, dentro e fora do trabalho e também morte decorrente de ação policial, em serviço e fora do trabalho.

O estado do Amazonas foi o que registrou maior redução (-19,9%), seguido do Ceará -14,2% e Paraíba -12,6%. Amapá e Rio de Janeiro são os estados que mais registram aumentos, 52,1% e 24,3%, respectivamente.

Em números de vítimas de homicídio no Estado, a redução foi de 5,5%. Em 2015 foram 1.135 mortos, enquanto que em 2016 o total foi de 1.086 mortes.

Quanto ao crime de homicídio, Mato Grosso do Sul reduziu apenas 0,8%. Outros estados, todavia, apresentaram um aumento expressivo, a exemplo de Pernambuco (13,2%), Rio de Janeiro (19,4%) e Rio Grande do Norte (24,4%).

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, disse que os bons números apresentados por Mato Grosso são resultado dos investimentos em efetivo, viaturas e o trabalho integrado das forças policiais.

“A gestão do governador Pedro Taques fez o maior incremento de efetivo nas forças de segurança. Foram chamados mais de 3.600 profissionais. Ainda houve investimento na aquisição de novas viaturas. Somado a tudo isso, as unidades policiais têm atuado de maneira integrada. Houve também o fortalecimento da atividade de inteligência e análise criminal e sobretudo, o comprometimento dos servidores públicos que atuam nos órgãos de segurança”, apontou.

Nos crimes lesão corporal seguido de morte também houve redução de 32,1%. Em 2015 foram 32 casos, já em 2016 foram 22. No estado vizinho, Mato Grosso do Sul, neste delito o aumento foi superior a 15%. Em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, o aumento deste tipo de crime foi de 74%.

“A Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho intenso integrado com a Polícia Militar e com forte trabalho de inteligência. O trabalho tem sido atuante proporcionado a repressão na criminalidade”, pontuou o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco.

O secretário de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Jonildo Assis, destacou que as reduções é resultado da política de segurança pública da atual gestão.

“Os números mostram que estamos no caminho certo e demonstra o empenho das unidades de forças de segurança. A Polícia Militar tem realizado ações coordenadas para a repressão à criminalidade. Temos também o empenho muito forte das delegacias especializadas que aumentaram o grau de resolutividade nestes tipos de crimes de homicídio e mortes violentas. Estes números mostram que as ações desenvolvidas pela Secretaria são exitosas e está dando certo. Objetivo é potencializar ainda mais as operações integradas, a exemplo da operação Bairro Seguro”, enfatizou.

Aumento

O número de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, aumentou 7,2% em Mato Grosso. Em 2015 foram 59 vítimas. Já em 2016 são 64 casos. O crescimento dos registros de latrocínio no Estado acompanhou o crescimento em todo o Brasil. Apenas sete estados conseguiram redução.

Segundo estudo do fórum, em 2016, o Brasil apresentou o maior número desde 2010. O crescimento é de quase 49,7% com 2.514 casos. Já em 2010, o número era de 1.593 casos.

Em Mato Grosso do Sul, o número de latrocínio subiu 12,6%. E em Goiás, o acréscimo foi de 17,7%

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em