Plantão Policial

Sindicato apresenta para agentes penitenciário resultado de negociação

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (01)  uma assembleia geral extraordinária da categoria de servidores do sistema penitenciário, em frente ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), com participação dos agentes.

A assembleia foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) e conduzida pelo Presidente, João Batista que explicou aos presentes o resultado  das negociações com o governo pela Comissão Negociadora e o trabalho junto aos deputados estaduais para garantir a inserção da emenda que retira o sistema penitenciário da PEC 10 que determina o congelamento dos gastos públicos em um prazo de cinco anos.

Ainda na tarde de ontem (31), em reunião com os deputados estaduais José Domingos Fraga (PSD) e Dr. Leonardo (PSD), os sindicalistas foram em busca de apoio para que a proposta da emenda que retira a categoria da PEC e diante do exposto e conhecimento justo da luta da categoria, a proposta foi aceita pelos parlamentares e governo.

Conforme os parlamentares, à categoria irá ficar fora da PEC 10, juntamente com outras carreiras consideradas essenciais, sendo saúde, Educação, Administração Penitenciária e Sistema Socioeducativo.

Durante as negociações onde ficou garantido o direito de renegociar salários após a aprovação da PEC, outras pautas que são antigas da categoria surgiram na mesa, o que a categoria considerou como um ganho, sendo elas:

– Extinção do cargo de assistente penitenciário com aproveitamento para o cargo de agente penitenciário.

– Isenção de ICMS para aquisição de armas, coletes balísticos e munições.

– Implementar o Auxilio fardamento.

-Recomposição do INPC referente ao Adicional de Insalubridade.

 Batista informou que para se garanta o direito é preciso que a emenda seja votada em plenário na AL-MT, antes da aprovação da PEC. “Provavelmente na próxima terça-feira (05) ela irá entrar na AL-MT e para isso precisamos estar em peso participando das plenárias onde ela será apresentada”, disse.

A diretoria do Sindspen-MT vai encaminhar ao secretário da Casa Civil, Max Russi oficio contendo o encaminhamento de pauta prioritária do Sindspen-MT que comtempla todos os itens expostos, sendo eles de interesse individual e coletivo, itens considerados de extrema importância para a execução  dos serviços penitenciários.

Antes de dar por suspenso o ato, Batista convocou os presentes para estarem na próxima semana na votação da emenda que garante a inserção da isenção do sistema penitenciário na PEC e sem nenhum encaminhamento apresentado a assembleia foi suspensa até a próxima semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em