Opinião

Saúde óssea: muito além do cálcio!

Normalmente quando se fala em osso o único nutriente que é lembrado é o cálcio. Mas o nosso osso possui uma matriz de proteínas muito importante, além de necessitar de grande concentração de fósforo, magnésio, zinco, vitamina K e, por fim, vitamina D para a melhora da absorção do cálcio. Quando estudamos o osso, percebemos que é algo supercomplexo, pois naquelas pessoas que comem muito sal e muita proteína os ossos "descamam", liberando cálcio para o sangue. Esse é um processo normal para manter o pH de nosso sangue, porém, aqueles que descamam em excesso podem fazer aumentar o risco de osteoporose. 

Pensar em osso é pensar em fortalecimento muscular. Se você tem músculos fortalecidos e pratica atividades físicas adequadas conforme prescrição de um profissional capacitado (educador físico), você melhora a produção de matriz do osso ao invés de descamá-lo.

Os principais nutrientes para melhorar sua saúde óssea são o cálcio vindo das fontes alimentares como brócolis e couve-manteiga (possui melhor absorção), leite e derivados, amêndoas, gergelim, sardinha com a espinha, folhas verde-escuras, tofu, chia. A vitamina D, que tem como principal fonte a exposição ao sol, que estimula seu corpo a produzi-la. Em alimentos encontram-se em pequenas concentrações na sardinha, manteiga e ovos. Os cogumelos possuem elevadas concentrações de uma espécie de vitamina D chamada D2, que não é tão eficiente. Há também o magnésio, encontrado nas folhas verde-escuras (agrião, rúcula, escarola, chicória, espinafre, almeirão, coentro, salsinha, couve), castanhas e nozes, semente de abóbora. O zinco, encontrado nos frutos do mar e peixes, castanhas e nozes, folhas verde-escuras, família dos feijões (lentilha, feijões, grão-de-bico e ervilha). A Vitamina K, em óleos vegetais e azeite de oliva crus, folhas verde-escuras.

Mas para que todos esses nutrientes sejam adequadamente absorvidos, seu intestino precisa funcionar bem. Um intestino perfeito é um intestino que funciona diariamente, sem sofrimento ao evacuar, que não sangra, que não tenha muitos gases e que tenha um formato de fezes estilo banana madura. Pessoas com intestino preso ou diarreia devem melhorar sua alimentação para que esses minerais consigam ser absorvidos. Normalmente alimentos naturais melhoram o funcionamento intestinal e, quanto mais sua alimentação for industrializada, pior ele será. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do