O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen – MT) emitiu uma nota de repúdio contra a ação truculenta da Polícia Militar na manifestação dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) que cobravam reunião com o Governo do Estado para discutir o reajuste da tabela salarial, na manhã desta terça-feira (31), em frente ao Palácio Paiguás.
A diretoria do sindicato disse sentir vergonha da forma “desiquilibrada” como tem sido conduzida a administração estadual. Durante a manifestação uso de gás lacrimogênio e golpe de “mata-leão” para imobilizar um servidor. Dois chegaram a serem algemados e conduzidos até o Cisc Planalto.
“Usar o braço armado do Estado para a prática de violência contra a classe trabalhadora além de ser uma característica da ditadura é uma demonstração de descontrole e desrespeito com o cidadão que busca se manifestar de forma pacífica na luta pelos seus direitos”, diz trecho da nota.
Ao defender os colegas servidores, o Sindspen lembrou o direito de livre manifestação da classe trabalhadora que “representa os ideais e as necessidades de uma sociedade democrática”.
“Fica aqui a nossa insatisfação e vergonha, como matogrosenses, por sermos administrados por uma gestão tão truculenta e desequilibrada”, finaliza a nota.
Os servidores do Detran estão em greve desde o dia 11 de setembro.
{relacionadas}