É muito comum encontrarmos pessoas que sofrem ou já sofreram com dores nas costas. Só para ter uma ideia, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% da população sofrem com dores na lombar, que é ainda a segunda causa que mais leva pessoas ao médico. E um método de tratamento muito eficiente para problemas na coluna como a hérnia de disco lombar e cervical é a Osteopatia, uma técnica que enfatiza a ação no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. É uma prática de medicina alternativa, que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação das articulações, que ajuda o corpo a se curar sozinho, evitando em até 90% dos casos a necessidade de cirurgia.
O tratamento foi concebido após mais de 16 anos de experiências clínicas e acadêmicas e funciona como um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, em que são estudados exames complementares, como radiografias, tomografias e ressonância nuclear magnética. Bem como o tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia.
E em Cuiabá na clínica Doutor Hérnia é possível encontrar especialistas em patologias na coluna e tratamento com métodos exclusivos para esse esse tipo de problema, que pode ser considerado uma das maiores causas de afastamento de trabalho entre pessoas com menos de 45 anos.
A hérnia de disco, por exemplo, é uma das doenças que mais afetam a população brasileira. No interior do disco existe uma substancia chamada de núcleo, esse núcleo tem a consistência de creme dental. O desgaste gradativo do disco faz com que esse núcleo “vaze” para fora do disco e quando isso ocorre, ele se choca contra os nervos da coluna, o que gera a dor da hérnia de disco, e como os nervos da coluna se dirigem para as pernas e braços o paciente pode sentir irradiações tanto para as pernas quanto para os braços.
E quem sobre com a hérnia, um dos principais problemas está na predisposição genética, mas outros fatores também influenciam no aparecimento da patologia e dos sintomas. Em muitos casos não é possível evitar o aparecimento, no entanto, alguns hábitos podem prevenir ou diminuir as chances de que isso ocorra. Evitar o sobrepeso, manter uma postura correta, exercitar-se regularmente, evitar o consumo de álcool e de cigarro são algumas dicas que podem ajudar na prevenção da patologia.
Com base no alto índice de pessoas afetadas pela doença, a clínica Doutor Hérnia, oferece atendimento com 11 protocolos distintos, que são constituídos de técnicas de ajuste biomecânicos precisos, para que o corpo possa ter suas funções da absorção e dissipação de forças bem preservados evitando sobrecarga no disco.
Além disso, técnicas de descompressão/distração com auxílio de equipamentos de última geração, promovem a reabsorção da hérnia e a descompressão dos nervos.
*Luciano do Nascimento Gregório, fisioterapeuta especializado no tratamento da Hérnia de Disco e patologias da coluna, por meio de técnicas da Osteopatia