Levar informações de iniciativas inovadoras e do potencial das micro e pequenas empresas de Mato Grosso para o país mais populoso do mundo (com 1,3 bilhão de habitantes). Esse é o objetivo da equipe de jornalistas da Nova China, ou Xinhua, como é chamada a agência de notícias oficial do governo chinês que esteve no último dia 27/10, na sede do Sebrae MT.
A delegação composta por dois jornalistas, um fotógrafo e um cinegrafista foi recebida pelos gestores técnicos da instituição. O gerente de Empreendedorismo, Roberto Dhamer, apresentou o trabalho desenvolvido pelo projeto Educação Empreendedora que deverá atender, até o final de 2017, mais de 30 mil alunos, com idades a partir dos seis anos, de escolas públicas e privadas. E em pesquisa recente realizada nas escolas, 93% dos professores pesquisados identificaram mudanças positivas no comportamento dos alunos que participam do programa. “Assim como a cultura chinesa valoriza a educação, o Sebrae entende que as crianças precisam praticar desde cedo atitudes inovadoras. Além da capacitação para ocupar vagas no mercado de trabalho, as escolas podem ensinar como empreender”, disse Dhamer.
Em 2016, cinco analistas do Sebrae MT participaram do fórum de empreendedorismo realizado na China. O grupo de funcionários trouxe uma visão clara da importância da inovação e da dinâmica econômica daquele país, associada à definição precisa das estratégias políticas do governo chinês sobre comércio internacional para crianças.
Os jornalistas chineses compreenderam o cenário econômico em que 98% das empresas brasileiras são micro e pequenas, sendo responsáveis pela geração de 56% dos empregos de carteira assinada no país. O analista da área de inteligência estratégica e mercados internacionais, Darion Liziê, destacou as iniciativas que têm acelerado negócios para essas pequenas empresas atuarem em mercado globais.
Apesar de recente, o cenário das startups mato-grossenses também se apresenta bastante promissor. De acordo com a comunidade Startup MT, o número de negócios vem triplicando a cada ano, chegando a mais de 150 no final de 2016 e é com esse público que o Sebrae MT vem intensificando o olhar sobre competitividade global.
“O projeto de internacionalização tem como meta atender mil empresas somente em 2017, viabilizando esses contatos comerciais. 15 empresários mato-grossenses, por exemplo, acabaram de retornar da China. Eles participaram da Canton Fair”, disse Darion sobre uma das maiores feiras de negócio do mundo. Essa missão internacional foi organizada pelo Sebrae MT e reuniu empreendedores das cidades de Juína, Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá e Várzea Grande.
Desde 1998, o Sebrae atua com missões internacionais levando pequenos empresários para conhecer as melhores práticas pelo mundo. Conectando pequenas empresas mato-grossenses a mercados globais, as missões e os projetos de internacionalização abrem novos caminhos. Já são 12 mil pessoas capacitadas nessa temática e um dos destinos prioritários tem sido a China.
Os chineses demonstraram interesse também pelas ações sustentáveis colocadas em prática no Centro Sebrae de Sustentabilidade e orientadas aos pequenos empresários. Os repórteres visitaram o prédio, referência nacional, que foi cuidadosamente projetado aliando inspiração indígena e técnicas de arquitetura bioclimática. O local já foi visitado por pessoas de 26 países, de todos os continentes e possui a certificação Bream In Use, como o prédio mais sustentável da América Latina.
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional, com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos, o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios.