Diversos voluntários ajudam a combater o incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia. Eles auxiliam doando água, alimentos e até cedendo espeço em casa para arrecadar doações para os brigadistas. O fogo já destruiu 64 mil hectares da unidade, o que representa 26% do total.
Cerca de 200 brigadistas e bombeiros tentam controlar a queimada. A Força Aérea Brasileira também cedeu um avião Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Outros aviões também são usados diariamente. Até agora, mais de 1 milhão de litros foram usados.
Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirma que o início do fogo foi um ato criminoso. "Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana", disse.
Moradores da região de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás estão se organizando para ajudar quem trabalha no parque. Em uma casa, um quarto foi reservado para armazenar os donativos recebidos. Uma equipe separa os alimentos, monta kits e, depois, distribuem para os brigadistas.
“O dinheiro chega, nós transformamos em alimentos, equipamentos, combustível e levamos onde houver maior necessidade”, disse a voluntária Silvia Hennel.
“Ter esse apoio voluntário, social, está sendo fundamental para a gente salvar tudo quanto é possível do cerrado da região”, disse a coordenadora de voluntariado do parque, Maria Carolina Camargo.
O vice-governador de Goiás, Zé Eliton, informou que vai sobrevoara o Parque da Chapada dos Veadeiros com o ministro da Defesa, Raul Jugmann nesta quarta-feira (25).
Celebridades
A campanha ganhou o apoio de diversos artistas, que compartilharam mensagens pedindo doações para os brigadistas que trabalham no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A top model Gisele Bündchen, que publicou nesta terça-feira (24) em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”.
“Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu na publicação.
O ator Mateus Solano também divulgou uma mensagem dizendo que os brigadistas “precisam muito de doações com urgência”.
Início das chamas
O fogo começou no dia 12 de outubro e foi contralado no dia 16. No dia seguinte, novos focos surgiram em outra área, às margens da GO-118, em uma área após a região dos aceiros, que funcionam como uma barreira para evitar as chamas. Com isso, as visitas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram suspensas.
Mais de 200 brigadistas e voluntários trabalham para combater as chamas na unidade. De acordo com o ICMBio, duas linhas de fogo já foram controladas: uma na região do Rio das Cobras e outra próximo ao Morro da Baleia. As equipes ainda seguem combatendo outras duas linhas.
As prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante, no noroeste goiano, decretaram na segunda-feira situação de emergência por conta do agravamento do incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Coordenador do núcleo de operações de combate a incêndios do Ibama, Devalcino Francisco de Araújo explicou que, além do combate, as equipes também fazem trabalho de orientação e fiscalização para evitar que pessoas coloquem fogo na mata.
“Todos os incêndios são criminosos, pessoas que foram queimar roça, lixo ou que colocaram propositalmente”, afirma Araújo.
Chapada dos Veadeiros
Neste ano, o presidente Michel Temer (PMDB) assinou um decreto que ampliou a área total do parque. Com isso, a extensão da unidade de conservação passou de 65 mil para 240 mil hectares.
Anteriormente, o parque abrangia as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Com a mudança, outros três municípios também foram incluídos: Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D'Aliança.