Cidades

Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação começa nesta terça (24)

Começa nesta terça-feira (24.10) e vai até o dia 26 a XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O evento traz a Cuiabá os melhores projetos das escolas estaduais, conhecimento científico e o que há de mais moderno em ciência e tecnologia. A décima quarta edição da SNCTI tem como tema anual “A Matemática está em tudo” e tem a abertura oficial nesta terça, na Arena Pantanal, às 8h, com entrada pelo portão B.

O evento congrega as principais ações do Estado do setor. Durante os três dias acontecem a IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), a 8ª. Jornada Científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Maratona do Programa Células Empreendedoras das Escolas Técnicas Estaduais. A expectativa é despertar o interesse pela produção e desenvolvimento científico. “A Semana é um evento tradicional para as escolas e universidades do Estado, que congrega num só evento as mais destacadas iniciativas da Ciência e Inovação. O desenvolvimento do setor passa por todos os alunos, professores e visitantes que participam conosco”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio.

A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secitec, Lecticia Figueiredo, explica que a Semana reunirá alunos de mais de 30 municípios. “A nona Mostra congrega os melhores trabalhos das escolas estaduais de mais de trinta municípios. Reunir e incentivar a criação desses projetos é garantir que as escolas possam trabalhar a pesquisa científica como condição para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente”, destaca Lecticia, que coordena a XIV SNCTI.

Além dos eventos paralelos, a Semana ainda oferece aos visitantes atividades como palestras, oficinas, mostras e jornadas de exposição de trabalhos e maratonas de desenvolvimento, nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas. “Além de uma estrutura com praça de alimentação, estandes das instituições parceiras do evento, experimentos científicos com óculos de realidade virtual, impressora e caneta 3D, robótica e campeonato de games ainda teremos o famoso Robozão da Secitec”, reforça a superintendente.

Entre os destaques do evento, está a palestra “Ciência em Show”, realizada pelos cientistas que apresentam experiências nos Programas da TV (SBT/Record), além do show “E-Strings Live”, da Companhia Sinfônica. O estudante Ruan Marques Loureiro, do 3º. ano do ensino médio da Escola Estadual Dione Augusta, na Capital, já está inscrito na Mostra de trabalhos e reforça a expectativa de participar da XIV SNCTI. “A oportunidade que tivemos na escola de fazer o projeto e colocar a ideia para funcionar. Espero ver mais ideias legais para que eu possa ter aprender ainda mais”, afirmou Ruan, que quer seguir a carreira na engenharia mecânica.

O professor de física, José Ferreira Leite, explica que, a partir do contato com os projetos, os alunos adquirem conceitos que geram posturas críticas no desenvolvimento e relacionam o aprendizado com a prática. “Faz parte do desafio de explicar a física e, ao trazer o cotidiano para dentro de sala, elas começam a entender todos os processos. A oportunidade que o Governo do Estado trouxe à Escola de trazer um evento assim até os alunos é algo que os mais de 300 alunos envolvidos com o projeto aqui vão levar para a vida toda. É a primeira vez que vivenciamos esse contexto”, destacou o professor que, desde 2009, dá aulas na rede pública de ensino.

Com entrada gratuita, a XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (XIV SNCTI) acontecerá na Arena Pantanal (Setor Oeste – Portão B), das 8h às 22h. O evento é uma realização da Secitec e da Unemat e tem como parceiros do evento: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), EducationUSA, EduCanadá, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Confirma a programação completa:

24/10

Local: Palco Show

08h Abertura Oficial

Local: Auditório (2º andar)

09h30 Palestra: Sequência de Fibonacci na natureza – Profº Elvis da Silva e Profº Eduardo Augusto Campos (UFMT)

14h Palestra: Descobrindo a Estatística – Doris Satie Maruyama Fontes – Conselho Regional de Estatística da 3ª região (CONRE);

15h Palestra: Freelancer “Como divulgar seu trabalho em redes sociais” – Ricardo Sanches (DUE)

16h Palestra: (FAPEMAT)

Local: Sala de Oficinas 1 (2ª andar)

09h Oficina “Pantografia para crianças”. Ministrante: Profº Maurício Oliveira (UFMT)

14h Brincando com a Estatística  (UFMT)

15h Brincando com a Estatística  (UFMT)

Local: Sala de Oficinas 2 (2ª andar)

09h

14h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng  (UFMT)

15h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng  (UFMT)

Local: Palco Show

19h30 Palestra: A matemática do empreendedorismo – Saulo Rocha

20h Apresentação “Camerata UFMT”

25/10

Local: Auditório (2º andar)

08h Palestra: Teoria dos jogos: a matemática da interação – Profº Moiseis dos Santos Cecconello (UFMT)

09h Palestra: Teoria da Resposta ao Item e Avaliações Educacionais – Profº Caio Lucidius Naberezny Azevedo (UNICAMP)

10h Palestra: Transformações da sala de aula do século XXI – Profº Marcelo de Carvalho Borba (UNESP)

14h Palestra: Magia ou Estatística? Do empirismo a modelagem estatística – Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

15h Palestra: As perspectivas na formação de professores no cenário atual: desafios e superações (UNEMAT)

16h Palestra: O contexto da aprendizagem cooperativa no cenário nacional (UNEMAT)

Local: Sala de Oficinas 1 (2ª andar)

14h Oficina de Cubo Mágico. Departamento de Matemática  (UFMT)

15h Oficina de Mata-Desmata e Resta Um. Departamento de Matemática (UFMT)

Local: Sala de Oficinas 2 (2ª andar)

09h Oficina

14h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng  (UFMT)

15h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

Local: Palco Show

20h “Ciência em Show” – Cientistas que apresentam experiências nos Programas da TV (SBT/Record)

26/10

Local: Campo Arena

08h-11h Oficina: “Você é bom no futebol? Teste as suas habilidades!” – Departamento de Estatística e Matemática (UFMT)

Local: Auditório (2º andar)

09h Palestra: Geometria e Natureza – Profº Maurício Oliveira (UFMT)

10h Mesa redonda: Contribuições da extensão para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (UNEMAT)

14h Palestra: Da música às finanças: Matemática, a linguagem do universo – Thiago Salinas (CVM)

15h Palestra: Talentos Esportivos: o uso das ferramentas estatísticas na detecção de talentos no futebol -Alexandre Cristovão Maiorano (UFSCar/USP)

Local: Palco Show

18h Entrega da Premiação aos finalistas da IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – MECTI;

20h “E-Strings Live” – Cia Sinfônica

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.