As fibras são partes constituintes de plantas ou carboidratos, que não são digeridas e absorvidas, porém participam de forma ativa de todo o processo digestivo. Elas sofrem fermentação total ou parcial no intestino. As fibras se dividem em dois tipos, solúveis e insolúveis, e ambas contribuem para o processo de saúde. As fibras insolúveis não se dissolvem na água e aumentam o volume das fezes, provocando a distensão das paredes do intestino, estimulando os movimentos peristálticos de liberação das fezes, contribuindo para o funcionamento adequado do mesmo.
Quando o intestino não funciona, as toxinas do organismo não são eliminadas e acumulam-se no organismo, deixando o metabolismo lento e prejudicando todo o nosso corpo. As fibras Insolúveis são encontradas em maior quantidade nas frutas, legumes e verduras, pão integral, arroz integral etc.
As fibras solúveis possuem um efeito metabólico no organismo por terem afinidade com a água, promovendo a formação de um “gel” que promove a saciedade por mais tempo (evita que a pessoa fique beliscando); atuam como “alimentos” para as bactérias boas do intestino, melhorando a imunidade e regularizando o funcionamento do intestino na constipação e na diarreia; reduzem a absorção de açúcar da alimentação, controla o índice glicêmico dos alimentos, evitando picos de glicose e insulina no organismo e consequentemente o acúmulo de gordura; reduz a absorção de gordura e colesterol da alimentação.
As fibras solúveis são encontradas em maior quantidade nas leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e nas farinhas e farelos. As fibras também promovem o estímulo da mastigação. Estudos científicos atuais ditam que devemos comer de 375 a 500g de vegetais ou duas xícaras grandes por dia para diminuir as doenças como obesidade, sobrepeso, hipertensão, diabetes etc. Para aumentar o consumo de fibras, vou deixar-lhes uma receita de arroz de couve-flor que é uma delícia.
Ingredientes: 2 xícaras de couve flor lavada e cozida no vapor ao dente
1 xícara de quinoa em grãos cozida
2 dentes de alho amassados
12 cebola picada
Sal marinho ou rosa e açafrão a gosto
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco ou
manteiga ghee.
Refogue a cebola e o alho no azeite ou óleo de coco. Adicione a couve-flor picada e a quinoa; tempere com sal e açafrão e salpique cebolinha verde.