A qualidade de atendimento do aplicativo de transporte privado urbano Uber caiu em Cuiabá (MT) e os preços das tarifas têm aumentado, é o que relata usuários da plataforma na Capital e em Várzea Grande (Região metropolitana de Cuiabá), além disso, motoristas não estão satisfeitos com a empresa, e muitos fazem corridas particulares, ou estão migrando para o novo aplicativo que começará atuar na cidade.
O Circuito Mato Grosso conversou com motoristas, alguns que não quiseram se identificar e também com passageiros do aplicativo, e são várias as reclamações opiniões em relação ao Uber, que chegou como sendo uma opção mais rápida e barata em relação ao taxi. Alguns passageiros têm reclamado da demora dos motoristas para chegar ao ponto de partida, e que muitas vezes os próprios motoristas pedem para os passageiros cancelarem a chamada, fazendo com que o cliente pague a taxa de R$ 5,00.
O usuário Pablo Sampaio informou que o atendimento caiu e muito em relação quando chegou à cidade, o que tem decepcionado ele como usuário do aplicativo.
“No começo, era mais fácil conseguir um motorista, hoje você fica às vezes 10 minutos ou mais esperando o carro, e quase sempre as corridas estão em valor dinâmico e aí acabamos pagando mais caro que o valor normal da corrida”.
O valor dinâmico varia e pode chegar a 3.0x, o que há um aumento altíssimo no valor final. Um exemplo foi o ocorrido em maio durante o show do cantor Wesley Safadão na Capital, onde a tarifa dinâmica estava altíssima e segundo os próprios condutores, corridas com 4 km a 5 km, o valor chegava a R$ 60 reais, sendo que em dias normais esse valor fica entre R$ 7,00 e R$ 12,00.
A prática da tarifa dinâmica já vem sendo praticada por alguns motoristas conforme o Circuito Mato Grosso apurou. Os condutores insatisfeitos com o desconto de 25% por corrida e o valor cobrado por quilômetro rodado, tem desligado o aplicativo, fazendo com que fiquem poucos carros na praça e aumentando assim o valor da corrida.
“Temos grupos de motoristas no WhatsApp, e combinamos de ficarmos off-line ao mesmo tempo, fazendo assim, com que o preço das corridas suba em determinada região, e aí conseguimos ter uma margem de lucro maior do que a que acontece”, disse um condutor que quis se identificar apenas como Luciano.
“Só assim podemos ter um ganho, pois o combustível aumentou, os gastos com manutenção também, porém o preço cobrado por km para o passageiro continua o mesmo, e aí a tática é essa, desligar por uns 10 a 20 minutos o aplicativo e após esse tempo a tarifa aumenta e aí voltamos a operar normalmente com o app ligado”, completa ele.
Um exemplo é de uma corrida que é feita diariamente pelo mesmo passageiro, a diferença de horário da chamada de um dia para o outro é de apenas quatro minutos, porém mesma rota. Em um dos dias a corrida no valor comum foi de R$ 22,31 e em outro com a alta tarifa dinâmica, saltou para R$ 63,97, um aumento de 186%.
Passageiros também tem reclamado da falta de motoristas atuando em Cuiabá e que muitas vezes os próprios condutores desistem do chamado.
“Você pede um carro, aparece no aplicativo que o carro está a caminho e ai muitas vezes no meio do trajeto o próprio motorista cancela a corrida, ai o app faz nova busca e as vezes o motorista que aparece está ainda mais longe que o outro. Ai nesses casos, tenho inclusive amigos e eu mesmo que já cancelei a corrida em razão desse “jogo de empurra” e sou obrigado a pagar R$ 5,00 mesmo sem ter pego carro nenhum”, falou Gustavo Queiroz.
A opção de alterar destino foi retirada do app, para entrar em funcionamento uma opção que o passageiro pode inserir uma parada antes do destino final. Esse novo modelo, tem desagradado tanto motoristas quanto passageiros.
“É ruim pois se você precisa fazer um trajeto novo de emergência ou por questões pessoais, o motorista se recusa, pois eles alegam que o valor atualmente é fixo e que se for para outro destino o valor não será cobrado no final”, relatou Gustavo.
Motoristas insatisfeitos
Em conversa com os motoristas, eles em grande parte reclamam do desconto de 25% que é cobrado pelo aplicativo, para eles, com esse desconto, hoje em dia não compensa mais atuar como motorista pelo aplicativo.
Muitos motoristas criaram grupos em WhatsApp onde estão inclusos condutores e clientes, e nesses grupos as tarifas são mais elevadas que no aplicativo e o motorista ainda não a porcentagem descontada de sua corrida, fazendo com que a margem de lucro aumente.
“Temos grupo, o valor do quilômetro é o mesmo cobrado pelo aplicativo, a diferença que muitas vezes o motorista cobra pelo deslocamento até o passageiro, por exemplo um motorista que está no Centro e precisa ir até o CPA, ele acrescenta essa diferença no valor final, mas é pouca coisa”, garante Roberto Carlos, motorista Uber a seis meses.
Outra questão que os motoristas têm se queixado, é o valor cobrado em Várzea Grande, onde segundo eles, o valor do quilômetro cobrado, é ainda menor que o valor em Cuiabá, o que têm feito os condutores evitarem se deslocar até a cidade vizinha para trabalhar.
“Em Cuiabá já está difícil, em Várzea Grande a situação piora, você roda muito para ganhar pouco, a distância dos bairros são maiores, a cidade tem muitos buracos e falta asfalto em determinadas regiões, o que faz com que os motoristas não queiram ir pra lá. Se você for lá (Várzea Grande) toda hora a tarifa está dinâmica, mas ninguém quer atuar ali”, completou ele.
Buscando uma forma de lucro e burlar o sistema, além enganar o algoritmo da empresa fazendo com que a tarifa dinâmica aumente e grupos no whatsapp, os profissionais têm feito a prática de entregar ao passageiro cartões personalizados, fazendo com que a pessoa se torne cliente particular evitando assim, fazer o pedido pelo aplicativo.
“É outra forma da gente ganhar dinheiro, pegamos confiança com o cliente um bom atendimento, conversa e profissionalismo, e aí sempre que o passageiro precisar buscamos e levamos ele onde precisar, e é bom que um já conhece o outro e acaba pegando confiança, explanou Mauro.
“Ou eles diminuem o valor da porcentagem descontada, ou aumentem o valor do Km pois muitos tem trabalhado de forma particular, e conseguido lucrar, sei de companheiro que no aplicativo por mês, faz em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00 e por fora em corrida particular faz mais de mil reais”, concluiu.
Alguns motoristas evitam os grupos, pois segundo eles, condutores mais antigos criam grupos que possuem mais de 200 participantes e os motoristas acabam tendo que passar 10% do valor da corrida para o administrador, como uma espécie de Uber clandestino.
Concorrência à vista
Está próximo de chegar em Cuiabá, a empresa de transporte particular, 99 POP que garante ter uma tarifa mais em conta que os demais concorrentes. Em contato por telefone com Fernando Rossi, um dos representantes da empresa, ele informou que para o motorista a vantagem é em relação a ganhos.
“O dinheiro da corrida para o motorista cai na hora no cartão dele, e ele pode usar esse valor como desejar e até para compras online. Outra vantagem é em relação ao desconto. A taxa descontada dos nossos motoristas é de apenas 16%, o que dá uma margem maior de lucro para ele no final do mês”, explicou.
Fernando explicou que o cartão é emitido ao motorista quando ele se cadastra no app, recebe um cartão sem precisar ter conta no banco, e toda a corrida que ele fizer, o dinheiro cai praticamente na hora em sua conta. “O pagamento é processado em no máximo 10 minutos e o dinheiro já está na conta do parceiro 99”, informou.
Para o passageiro, segundo Fernando, a vantagem é que o aplicativo aceita quatro modalidades de pagamento, sendo elas, cartão de crédito, cartão de débito, conta no Paypal e dinheiro. O ponto forte da empresa, é não oferecer corrida com tarifa dinâmica.
“O preço vai ser fixo, sem alterar em horários de picos ou não, isso dá mais comodidade e eficiência ao cliente. Em outros aplicativos, o cliente as vezes fica esperando por muitos e muitos minutos abaixar a tarifa dinâmica e conosco, o preço é mantido sempre o mesmo” explanou Fernando.
Atualmente o aplicativo está em duas capitais, São Paulo e Rio de Janeiro e outra diferença para os demais apps de corridas particulares é em relação ao critério da escolha dos motoristas.
“Buscamos os melhores motoristas em nossa avaliação e que realmente gostem do trabalho que irão desenvolver, prezamos muito pelo bem estar e conforto do passageiro” comentou.
Para finalizar, Fernando explicou que o mais provável é que até dezembro o aplicativo já esteja operando na capital, porém envios de SMS já estão sendo feitos para celulares de clientes e motoristas para abaixarem o aplicativo.
O POP é uma modalidade nova do 99 que já disponibiliza o 99 Taxi, aplicativo destinado aos taxistas e passageiros que podem solicitar corridas por meio de aplicativo e com preço mais em conta que a corrida comum.
Outro lado
O Circuito Mato Grosso tentou insistentemente contato com a Central de Atendimento Uber nacional e em Cuiabá, porém nenhuma das ligações foram atendidas por algum representante da empresa para explicar os problemas ocorridos em Cuiabá e Várzea Grande com o aplicativo.
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