Política

‘Ricos delinquentes passaram a correr risco real de serem presos’ no Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (5), durante uma palestra em uma universidade de Brasília, que "ricos delinquentes passaram a correr o risco real de serem presos” com a possibilidade de execução da prisão após condenações em segunda instância.

Diante das pressões no meio jurídico para que a Suprema Corte volte a analisar o tema, Barroso destacou no evento que a prisão em segunda instância é uma das principais conquistas no combate à corrupção. Segundo ele, é “impossível não sentir vergonha" pela corrupção brasileira revelada por investigações policiais nos últimos anos.

"O passo mais importante [de combate à corrupção] foi permitir a execução da prisão penal depois do segundo grau. Porque, a partir daí, os ricos delinquentes passaram a correr o risco real de serem presos”, declarou o ministro do STF em meio a uma palestra a estudantes do UniCEUB.

No ano passado, os ministros do Supremo decidiram, por maioria, autorizar a execução de prisões depois que houver uma condenação por um tribunal de segunda instância, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos em instâncias superiores.

Na avaliação de Luís Roberto Barroso, a corrupção no Brasil é “sistêmica, endêmica, profissionalizada" e envolveu empresas públicas e privadas, empresários, agentes públicos, políticos e parlamentares.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões