Política

Deputados derrubam três e mantêm oito vetos do Executivo

Dos onze vetos apreciados durante a sessão vespertina desta quarta-feira (04), três foram derrubados e oito mantidos pelo parlamento mato-grossense. A pauta dos vetos não foi esgotada porque alguns textos tiveram pedido de vistas e deverão entrar novamente nas próximas sessões.

O primeiro veto a ser derrubado na noite dessa quarta-feira (4) é com referência ao Projeto de Lei (PL) 591/2015, de autoria do deputado estadual Zeca Viana (PDT), que institui a Equoterapia como política de educação e como método terapêutico para a habilitação ou reabilitação de pessoas com deficiência. O Poder Executivo vetou o projeto, mas o líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), liberou a base para derrubada do veto e parabenizou o autor pela iniciativa.

Antes da votação, Zeca Viana também pediu a colaboração dos colegas pela aprovação. “Peço a compreensão com relação ao potencial desse projeto. A equoterapia tem eficiência na reabilitação de pessoas com deficiências motoras e pode viabilizar melhores condições de vida para essas pessoas”, destacou o deputado.

Outro veto derrubado foi o 29/2017 com relação ao PL 178/2016, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (PSB), que torna obrigatória a disponibilização de internet “wi-fi” nos terminais rodoviários de Mato Grosso. Com 16 votos sim e dois votos não, o veto foi derrubado.

O terceiro item vetado pelo governo, mas recuperado pelo parlamento foi o veto 32/2017, que dispõe sobre o programa de regularização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O líder Dilmar Dal Bosco falou que os deputados tinham se reunido com o Poder Executivo e haviam acordado a derrubada do veto, permitindo a regularização ambiental no Estado.

O presidente Eduardo Botelho (PPS) afirmou que os demais vetos, que tiveram pedidos de vistas aprovados, devem ser apreciados em breve para que a pauta, atualmente sobrestada, seja liberada. Com isso, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 15/2017, que dispõe sobre limite de gastos, poderá ser votado pelos depuados.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões