Recentemente em uma aula de pós-graduação pedi aos alunos que listassem três coisas boas que tinham acontecido com eles no dia anterior. Uma aluna logo me solta: “professora, não lembro nem o que almocei hoje!”. A vida precisa ser examinada. E não só olhar o presente, mas também o passado, como disse Steve Jobs: “Você não consegue conectar os pontos olhando para frente, você só consegue conectá-los olhando para trás”. Pare alguns minutos e liste os eventos mais importantes da sua vida, depois pense apenas nos últimos 10 anos.
Quais situações vêm se repetindo, quem você vem reencontrando, a vida nos traz inúmeras oportunidades até aprendermos, e este é o grande desafio: examinar a vida. Perceba por quais caminhos cada evento te levou. Você está onde gostaria de estar? Como diz Cortella, “… quando é que eu e você deixamos de viver? Quando temos uma vida pequena, banal, fútil inútil, superficial, e quando é que apequenamos uma vida que já é curta? Quando temos uma vida morna. No final de nossa existência a Divindade vai nos perguntar: durante a sua vida, por que fez o que fez do modo que fez? E por que não fez o que fez do modo que deveria ter sido feito? No livro do Apocalipse, capítulo 3, está escrito: ‘Porque não És nem quente nem frio, Ei de vomitar-te’. Deus vomitará os mornos.
Conhece gente morna? Gente que é mais ou menos, que não cheira nem fede, morna no trabalho, morna na comunidade, gente que não tem compromisso, mais ou menos, mais ou menos compromissada, mais ou menos profissional, mais ou menos amigo, mais ou menos religioso, gente morna. ‘A vida é muito curta pra ser pequena’ (Disraeli), já basta que ela curta seja para que consiga apequená-la de algum modo, e quando é que eu e você apequenamos a vida? Repito: quando temos uma vida pequena, banal, fútil inútil, superficial, eu Cortella no dia que eu me for, eu vou querer ficar, e só tem um jeito de ficar, se eu fizer falta, e aqui repito a pergunta: se você não existisse, que falta faria? O único jeito de não ser esquecido é se fizer falta”. Onde você faria falta hoje? O que precisa fazer para trazer ‘vida’ para sua vida? Namastê.