Política

Prefeitos debatem crise econômica e reforçam pauta municipalista em Brasília

Gestores municipais participaram da reunião do Conselho Político Ampliado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira (3), em Brasília. O encontro reuniu cerca de 400 prefeitos, a diretoria da CNM e demais lideranças municipalistas, além de deputados e senadores. Eles marcaram presença na mobilização para debater a crise enfrentada pelos municípios e discutir as pautas prioritárias.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios- AMM, Neurilan Fraga, também participou da reunião e apresentou pautas que integram o movimento municipalista. A situação dos municípios foi um dos temas debatidos na reunião, coordenada pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que falou que 60% dos gestores gastam mais de 50% dos recursos financeiros das prefeituras com folha de pagamento.

Neurilan participou da reunião com as lideranças municipalistas e de outra com o deputado federal, Saguas Moraes, autor da Lei Complementar, que estabelece o Plano Nacional de Educação, visando um sistema  que possa garantir o custo anual por aluno para uma educação de qualidade. Na opinião de Fraga, isto possibilitará o repasse de mais recursos do governo federal para a educação, pois o governo está deixando de repassar cerca de R$ 50 bilhões aos municípios brasileiros. “Alguns estados já ingressaram com ações na justiça para obter os valores como foi o caso do estado do Maranhão. Nós também vamos entrar com uma ação através da AMM para reaver os recursos para a área da educação”, garantiu

Durante a reunião na CNM, alguns parlamentares destacaram  os projetos em tramitação no Congresso Nacional.  Os prefeitos também se pronunciaram e reforçaram a importância da pauta e de mobilizarem os poderes Executivo – no sentido de disponibilizarem auxílio financeiro aos municípios – e o Legislativo, aprovando e criando projetos e propostas que beneficiem o ente municipal.

Em seguida, as lideranças municipalistas e os prefeitos da região do Nordeste estiveram na Câmara Federal, onde se reuniram com o presidente Rodrigo Maia para discutir os projetos de interesse dos municípios, que tramitam na casa. Eles pediram a aprovação urgente de 11 projetos em especial os que tratam dos precatórios, sobre os resíduos sólidos, Cauc para os consórcios, além de outros. “ Pedimos também a reedição da PEC 22/2011 de autoria do deputado Valtenir Pereira, que trata do piso salarial dos agentes comunitários.  Não somos contra o valor do piso salário aos profissionais, mas os municípios estão vivenciando uma crise econômica e financeira. Pedimos um  reforço do governo federal, através do Fundo de Participação dos Municípios- FPM,  para ajudar as prefeitura a pagar os salários dos servidores até dezembro”, reforçou Neurilan.     

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia se comprometeu em conversar com o presidente Michel Temer, para pedir que o governo federal ajude os municípios neste momento. Pela bancada federal de Mato Grosso, participaram da reunião os deputados federais, Saguas Moraes, Ezequiel Fonseca e Vitório Galli. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões