Política

Assembleia apresenta projeto para prevenir casos de suicídio em MT

A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 389/2016, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que concede dia de descanso a servidores públicos que prestarem serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio.

Conforme o projeto, o servidor público civil ou militar que prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio terá direito a um dia de descanso a cada 80 horas de serviço prestado, sem prejuízo da sua remuneração, podendo gozar do benefício acrescido às suas férias regulamentares subsequentes. A prestação de serviço deverá ser comprovada documentalmente.

O deputado Guilherme Maluf acredita que a medida funcionará como estímulo para que mais pessoas se engajem na luta contra o suicídio. “Esse é um tema delicado, que requer a atenção de todos. Sua importância é tão grande, que existe uma campanha nacional, denominada Setembro Amarelo, cujo objetivo é alertar a população sobre a realidade do suicídio e as formas de prevenção. Em Mato Grosso temos notícias de diversos casos como esse, por isso decidi apresentar esse projeto de lei”, explicou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de suicídios registrados no Brasil cresceu 12% entre os anos de 2011 e 2015, ficando na quarta colocação entre as causas de mortes de brasileiros com idades entre 15 e 29 anos. O levantamento também mostrou que a taxa de mortalidade por suicídio entre homens é de 79% e entre mulheres, de 21%.

O maior exemplo de organização onde os servidores poderão prestar o serviço voluntário é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional de forma gratuita e sob total sigilo através dos telefones 141, para moradores de Cuiabá e Várzea Grande, e (65) 3321-4111, para os demais municípios, ou pelo site www.cvv.org.br.

Para se tornar um voluntário, basta fazer o cadastro pelo site e se inscrever para participar de um curso gratuito de preparação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões