Internacional

Após críticas, Trump aprova envio de suprimentos a Porto Rico

Após receber críticas por neglicenciar a crise humanitária em Porto Rico, depois da passagem do furacão Maria, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (28) a suspensão de restrições no envio de suprimentos para o território norte-americano.   

A medida foi tomada após um pedido do governador da ilha, Ricardo Rossello, e após protestos no Congresso dos Estados Unidos, e suspende temporariamente as restrições da chamada “Jones Act” (“Lei Jones”, em tradução livre) que proíbe embarcações estrangeiras. A suspensão terá validade de 10 dias.   

Com a decisão, será possível transportar combustível e produtos em geral para Porto Rico. Com cerca de 3,5 milhões de habitantes, a ilha foi devastada na última semana, após a passagem do furacão. A população tem sofrido com a falta de alimentos, água potável, energia elétrica, serviços de comunicação e combustíveis.   

Além de suspender a restrição, Trump também prometeu visitar a ilha na próxima terça-feira (3). “Porto Rico está com grandes problemas com inundações e desabamentos, e estamos buscando pessoas. Irei a Porto Rico na terça-feira”, anunciou.   

O republicano ainda acrescentou que poderá fazer uma escala nas ilhas Virgens, que também foi severamente afetada pelo fenômeno natural.   

Na última semana, Trump foi alvo de diversos protestos por ordenar a suspensão da Lei Jones para os portos da Flórida e Texas, depois da passagem do furacões Irma e Harvey, mas não fazer o mesmo para Porto Rico, devastado pelo Irma e Maria em um período de 10 dias. O magnata foi acusado de “desprezar” a ilha, onde vivem cidadãos norte-americanos. O furacão Maria chegou a Porto Rico na categoria 4, com ventos máximos de 250 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).   

O fenômeno foi a segunda tempestade a atingir o Caribe no mês de setembro, deixando pelo menos 16 mortos. (ANSA)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que