Quem diria que o adolescente Jacutinga, que se amarrava em desenhar caravelas, fosse deixar os desenhos das linhas efêmeras das ondas das praias cariocas e das linhas imorredouras das serras mineiras. No cerrado Nambiquara se desfez, com a convivência com os índios, do sentimento de estar “fora do lugar” e da condição de estranhamento. Isso não queria dizer que o mundo que havia deixado estivesse perdido. Ao contrário, a saudade atraía ao tempo presente o apartamento 301 do edifício 70 da Rua Esteves Júnior no bairro Laranjeiras e o apartamento 504 do edifício 62, o famoso Dorinha. Na Praça São Salvador, local da pelada, do mercado Mar e Terra, do Corpo de Bombeiros, do prédio dos Bancários, lugares de memória. Assim como Anne Frank, na Pinheiro Machado, e Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, as escolas onde estudou.
No Aterro do Flamengo, área também percorrida a pé, costumava coletar marisco e, com o pulsar, armadilha de pesca, o siri. Ainda que raramente, pescava sardinhas. Nesse tempo, ficou vidrado na imagem de Cuauhtémoc, na Praça do Índio, no Parque do Flamengo. A estátua do mexicano Santacilia representa o último imperador Asteca, com seu manto e diadema exuberantes. Nas redondezas exploradas por Jacutinga e a sua turma da Esteves fizeram parte o orfanato Sociedade Amante da Instrução na Rua Ipiranga, onde participavam de festas Juninas, o Parque Guinle, a favela Morro Azul, onde moravam seus amigos Jorge e Dentinho. Na condição de penetras, frequentavam o Sorvete Dançante, no Clube Fluminense, e as festas de Monsieur Limá, na antiga sede do Botafogo. No Mourisco, a Portela não ficava de fora.
As lembranças de Jacutinga mesclam gentes-espaços-tempos pretéritos e presentes, e em seu universo memorialístico também estão as watetesu, borboletas. Em direção à aldeia Branca, de Fuado Sawantesu, estar em nuvens de borboletas de cores variadas deu-lhe sensações nunca experimentadas. E ao descer da Toyota azul (ou do jeep amarelo?), mesclou vivências da infância e juventude às cores e aos movimentos daqueles insetos.