As histórias se repetem na maioria das vezes, aquela pessoa que de repente resolve ser corredor de rua, por hobby ou porque quer emagrecer, ou porque começou a perceber que precisa ter saúde, começa a correr sozinha, sem orientação de um profissional Educador Físico. E aí acha que já corre bem e se inscreve na primeira maratona de 5 km. Corre mais uma vez uma de 5 km e já se sente preparada para fazer a de 10 km.
Continua correndo duas a três vezes por semana, começa a emagrecer, ganhar condicionamento físico, fica mais disposta para trabalhar, tudo perfeito. Passam-se meses e agora já pensa em meia-maratona, 21 km. E aí passa a treinar quatro a cinco vezes por semana de forma intensa. Pega uma planilha de treino pela internet e segue religiosamente. Entretanto, algo parece errado agora. O ânimo não está mais o mesmo, ele sente-se cansado o dia todo, porém ignora e continua treinando, pois tem o objetivo de correr a meia-maratona que está próxima de acontecer.
Próximo à prova, entretanto, começa a sentir dores musculares, câimbras e dores articulares frequentemente. Vai ao médico e descobre que está com tendinite e lesão articular e é aconselhado a interromper a atividade física. Além da atividade física intensa sem supervisão de um profissional capacitado Educador Físico, faltou um quesito essencial: alimentação correta. Alguns estudos científicos mostram que a alimentação adequada para a prática do exercício é 70% fundamental para se ter o resultado esperado, bem como equilibrar a sua saúde.
Os nutrientes dos alimentos contemplam conceitos funcionais e alegações de saúde que são direcionados à melhora da performance física, melhor desempenho durante os treinos, melhora da saúde intestinal, da imunidade, da modulação do estresse oxidativo ocasionado pelo exercício, da redução de gordura e o aumento da massa muscular. Não é uma fórmula mágica, mas sim alimentos orgânicos objetivando produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde. E assim muito mais maratonas virão ou também outras atividades físicas como ciclismo, musculação, crossfit, lutas etc., com muita saúde e muitas medalhas.