Opinião

O capital – 150 anos

O Capital, Livro I, de Karl Marx, está fazendo aniversário! Comemorados pelo mundo afora, os 150 anos do livro que analisa o modo de produção capitalista, publicado em Hamburgo, em 14 de setembro de 1867, encontra-se em voga. É o único volume de O Capital publicado durante sua vida. Os livros II (1885) e III (1894) foram organizados por Friedrich Engels. Para o historiador Jacob Gorender, “O Capital não é uma bíblia e nem um livro de leitura, mas de estudo e reflexão”.

Foi antes da publicação de O Capital que o termo “comunismo primitivo” surgiu. É no livro A Ideologia Alemã (1845), que Marx e Engels explicam-no como a primeira forma de sociedade, fase inicial do desenvolvimento de todos os povos. Engels, em A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884), analisou os povos das Ilhas do Pacífico que viviam de uma economia comum, o estado selvagem, como um dos estágios pré-históricos de cultura. Lewis Morgan, também adepto ao evolucionismo, designou três períodos étnicos que marcaram a história: selvageria, barbárie e civilização, análise atualmente combatida.

No sesquicentenário de O Capital, por que lê-lo?  Hugo da Gama Cerqueira, da UFMG, responde ao Caderno Pensar, do jornal Estado de Minas: “o capitalismo ainda é aquele examinado por Marx e O Capital é, de longe, a melhor análise já feita sobre as estruturas fundamentais do capitalismo, suas determinações essenciais, as leis econômicas que regem o movimento das sociedades modernas. Por essa razão, ler O Capital continua importante e atual, leitura que é incontornável para quem quiser entender as questões do nosso tempo”.

Por que ler O Capital? A lembrar de Miguel de Cervantes Saavedra, “ditosa idade e afortunados séculos aqueles, a que os antigos puseram o nome de dourados, não porque nesses tempos o ouro (que nesta idade de ferro tanto se estima!) se alcançasse sem fadiga alguma, mas sim porque então se ignoravam as palavras teu e meu!”. Em pensar que ainda hoje há povos que ignoram tais palavras.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do