O foragido Leonardo Augusto Rodrigues Bruno, conhecido por “Tico”, teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande (Região metropolitana de Cuiabá-MT), na terça-feira (19).
O rapaz era procurado desde a operação “Coligados”, que desarticulou, na última sexta-feira (15), uma organização criminosa acusada de 65% dos roubos no comércio e em residências de bairros no município.
Segundo a investigação presidida pela delegada Elaine Fernandes, o suspeito atuava na linha de frente da quadrilha, executando os assaltos a mão armada. Ele foi reconhecido em vários roubos praticados em Várzea Grande, dentre eles R$ 100 mil, em cheques e R$ 60 mil roubados de um açougue.
Nas investigações, iniciadas em maio de 2017, a Polícia Civil identificou que boa parte dos membros da organização, mesmo jovens, são criminosos com condenações por roubos, homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Com um dos suspeitos, preso recentemente, foi encontrada a pistola roubada de uma policial.
Um dos pontos que chamou atenção na investigação é o vídeo de um happy cantado por um dos integrantes da organização, que faz apologia ao crime, calúnias e injúrias as forças policiais. Os roubos eram comemorados com festas regadas a churrascos, bebidas e drogas.
Nos roubos, os criminosos armados empregavam violência e arma de fogo para subtração de dinheiro, joias, armas, aparelhos eletrônicos, celulares, veículos e outros bens de valor.
A operação Coligados cumpriu 22 mandados de prisão e 17 buscas e apreensão contra integrantes da organização criminosa.