Internacional

Espanha ordena que embaixador norte-coreano deixe o país

A Espanha ordenou nesta segunda-feira que o embaixador norte-coreano deixe Madri antes de 30 de setembro, chamando-o de “persona non grata”, em resposta aos testes nucleares de Pyongyang e lançamentos de mísseis.

“Hoje, o embaixador da RPDC foi convocado. Ele foi informado de que é persona non grata e terá que encerrar suas funções antes de 30 de setembro”, anunciou o ministério das Relações Exteriores espanhol no Twitter.

O ministério denunciou, no final de agosto, os “programas nucleares e balísticos da República Popular Democrática da Coreia (RPDC)” que “prejudicam o regime de não proliferação nuclear e representam uma séria ameaça para a paz na região e segurança mundial”.

Na mesma ocasião, a Chancelaria advertiu a embaixada da Coreia do Norte que “a continuação dessas ações teria consequências nas relações bilaterais”.

Neste sentido, a Espanha exigiu a redução do pessoal diplomático norte-coreano em Madri.

Pyongyang realizou recentemente seu sexto teste nuclear e vários lançamentos de mísseis intercontinentais. O último disparo ocorreu na sexta-feira, com um míssil que sobrevoou o Japão.

Em 8 de setembro, o México declarou “persona non grata” o embaixador da Coreia do Norte, dando-lhe 72 horas para sair do país.

Os ministros das Relações Exteriores dos países membros do Conselho de Segurança da ONU se reunirão na quinta-feira para discutir a proliferação de armas de destruição em massa e a ameaça nuclear representada pela Coreia do Norte, um dos temas dominantes da Assembleia Geral das Nações Unidas esta semana em Nova York.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que