Policiais militares capacitados tecnicamente para atuação na fronteira, números de apreensões expressivos, integração com demais forças de segurança que atuam região. Esse é o retrato da atuação do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron).
Em dois meses à frente do comando da unidade o coordenador, tenente coronel José Nildo apresenta o balanço da produtividade. Segundo ele foram registrados cerca de 57 boletins de ocorrências, 15 prisões por mandado de foragidos da justiça, 24 veículos recuperados e 21 veículos apreendidos, além de uma aeronave apreendida, 09 armas de fogo apreendidas com criminosos, além de 68 munições de diversos calibres, mais de 458 quilos de pasta base de cocaína apreendidos, cerca de R$ 20.236,00 Reais apreendidos produto de evasão de divisas, ainda cerca de 8 toneladas de produto de contrabando apreendido. Os números são referentes a 04 de julho até 14 de setembro de 2017.
“Esse é resultado de muito trabalho e planejamento. Esses números demonstram o empenho da nossa tropa e a dedicação. Precisamos manter o olhar estratégico para o policiamento de fronteira. Ações pontuais têm dado resultados e feito a diferença nos nossos trabalhos”, disse o tenente coronel José Nildo.
Ele também destacou as ações integradas com órgãos de segurança pública estadual e federal. “Não podemos esquecer do apoio que recebemos das unidades que trabalham conosco na fronteira e que contribuem com esses resultados. A integração das forças nos ajuda a promover a segurança na fronteira”
Gefron
Há 15 anos, o Gefron, vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), desempenha as atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos ao longo dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil e a Bolívia.
Os 142 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.
O Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base operacional do grupamento em Porto Esperidião.
Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.
Imagens: