Política

Projeto quer premiar cidades que investirem em inclusão e acessibilidade

O Projeto de Lei 444/2017, de autoria do deputado Sebastião Rezende (PSC), deve entrar em votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na próxima semana. O PL institui o prêmio “Cidade Acessível”, destinado aos municípios de Mato Grosso mais bem colocados na classificação de avaliação do cumprimento das diretrizes contidas na Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que criou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Apresentado na sessão plenária do dia 6 de agosto, o projeto prevê a premiação para as cidades que colocarem em prática políticas e ações inclusivas, garantindo condições de acessibilidade para todos. Para isso, o texto propõe que a avaliação seja por categorias divididas entre critérios de habilitação e reabilitação, saúde e assistência social, educação, cultura, esporte, turismo e lazer, moradia, transporte e mobilidade urbana.

O deputado defende que ainda que os recursos que cada município porventura receber a título de premiação, de que trata o projeto de lei, deverão ser obrigatoriamente aplicados em ações e serviços públicos voltados na promoção da cidadania e da inclusão social da pessoa com deficiência, excetuando o pagamento de despesas de pessoal e seus encargos.

“A inclusão da pessoa com deficiência que, em vários planos da sociedade, são relegados ao ostracismo. Precisamos garantir a igualdade de oportunidades, acessibilidade, inclusão social e o combate à discriminação, levando em consideração a premissa maior que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de todos os brasileiros”, enfatizou.

De acordo com a Lei nº 13.146/15 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), as cidades devem elaborar plano de rotas acessíveis, compatível com o plano diretor no qual está inserido, com vistas a garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões