Neste sábado (09), começa o Celebra Sinop, festa em que se comemora os 43 anos de fundação do município, que este ano concentrará todas as suas festividades no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
O Celebra volta com a novidade da Festa das Nações, onde oito entidades do município, cada uma representando um país diferente, comercializarão comidas típicas. A intenção, além de levar cultura à população, é que também possam ser ajudadas pessoas mais necessitadas, revertendo o lucro obtido para ações beneficentes que vão ao encontro da política de cada entidade.
A Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente (ACOAS), por exemplo, que vai comercializar comida típica americana (hamburger, hot dog, etc) utilizará o lucro para a formatura dos alunos do projeto Luz do Amanhã. Já Maristela Frison, representante do Centro de Atendimento, Orientação e Proteção ao Adolescente (CAOPA) revela que representarão a culinária gaúcha e que venderão costelão e os doces típicos que acompanham um bom churrasco. Quanto à renda, ela destaca que “toda a renda será revertida para a CAOPA para preparar os adolescentes, que frequentam o projeto, para o mercado de trabalho”, lembra a representante, pontuando ainda que o CAOPA atende 70 adolescentes.
Carlos Brighent, representante do Lions Clube, revela que o foco do clube de serviço é manter e dar continuidade ao projeto de cirurgias de catarata em pessoas necessitadas. A renda será obtida por meio da venda de macarronada e porções de polenta com frango à passarinho, culinária tipicamente italiana. O Rotary Cube, que ficará com a culinária egípcia comercializando mini pizzas, reverterá sua renda no banco de cadeira de rodas, projeto que já mantém há algum tempo.
Participando pela primeira vez, o Centro Espírita vem bastante tranquilo e descontraído com a culinária paulista e o tradicional pastel e caldo de cana. A Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES) representará um bairro da cidade de São Paulo [Liberdade] onde vive a maior comunidade nipônica fora do Japão. Com a culinária japonesa, onde eles prometem, inclusive, a presença de gueixa, pretendem lucrar e reverter a renda para o Ebenezer dar continuidade nas ações de recuperações de dependentes químicos.
O diretor de Cultura, Daniel Coutinho, adianta que o acesso à festa, às barracas com comidas típicas, será liberado à partir das 18h. Além disso, segundo o diretor, a população poderá encontrar a Casa do Artesão, ver o museu relatando toda a história de Sinop do início de sua fundação até hoje e muito mais. “Você que está trabalhando, deseja vir direto, sem ir em casa, já programamos a festa pensando nisso. Então, os portões estarão abertos todos os dias à partir das 20h”, reforça.
A Festa das Nações acontecerá do dia 09 de setembro ao dia 14 de setembro, das 18h às 00h, durante o Celebra Sinop, festa em que a população de Sinop poderá desfrutar de um cronograma repleto de atividades e apresentações culturais, esportivas, além de desfiles e shows regionais e nacionais, em uma estrutura montada na área externa.
No cronograma de eventos, já foi confirmado, também, a realização do Miss Sinop e Miss Comércio, desfile cívico, jogos olímpicos, que já está acontecendo, shows nacionais com os finalistas do The Voice Kids e, também, com a cantora Nívea Soares.
O evento é realizado pela Prefeitura de Sinop com o apoio do Governo do Estado, por meio da emenda parlamentar do deputado Estadual, Dilmar Dal’Bosco (DEM) e, também, em parceria com o Grupo Sinop.