Plantão Policial

Ex-vereadora e seu marido são executados a tiros em Mata Cavalo

A ex-vereadora de Nossa Senhora do Livramento (55 km de Cuiabá/MT), Teresa Rios (PT), 55 anos, e seu marido Aluizio da Silva Lara, 56, foram assassinados a tiros na propriedade do casal localizada comunidade de Mata Cavalo.

Os corpos foram encontrados por  um dos filhos do casal por volta das 15h desta quinta-feira (07). Segundo a Polícia Judiciária Civil, as vítimas foram executadas na manhã do dia 06 conforme apurou a Polícia Técnica. Os corpos encontram-se no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá.

O prefeito Silmar de Souza Gonçalves (PSDB) lamenta, por meio de nota, a morte da ex-vereadora, que também foi candidata à vice-prefeita de Livramento e atuou como secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no município.

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários – Seaf MT, lamentou e repudiou o assassinato da militante histórica da agricultura familiar do Estado.

Segundo a Seaf, Teresa participou de congressos sobre agricultura familiar representando Mato Grosso em outros países, levantava a bandeira dos pequenos produtores e o empoderamento da mulher rural há mais de 20 anos, era a atual presidente da Unicafes em MT (União Nacional das Cooperativas de agricultura familiar e Economia Solidária), conselheira ativa do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável vinculado a Seaf e feirante na Central de Comercialização da Agricultura Familiar José Carlos Guimarães.

O Secretário de Estado de Agricultura Familiar de MT, Suelme Fernandes, classifica o acontecimento como uma barbárie contra as lideranças da agricultura familiar e lembra que Teresa Rios representava a força da mulher rural guerreira que defendeu a reforma agrária. 

O Secretário de Segurança Pública de MT, Rogers Jarbas, determinou que a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), para comandar as investigações no local e a busca pelos assassinos.

O Governador Pedro Taques, amigo de Teresa, se prontificou a tomar tomas as providências cabíveis para que o crime não fique impune.

Em grupo de WhastApp, a ex-senadora Serys Slhessarenko escreveu: "TEREZA RIOS! Mulher guerreira! Mulher de luta na defesa dos pequenos produtores rurais, da reforma agrária e do empoderamento da mulher rural…. tantos anos buscando sempre avançar na luta pela terra e organização da agricultura familiar, economia Solidária etc…sempre teve lado com determinação ….. infelizmente , liderança de lutadores pelos direitos de organizações populares sao malditamente assassinados –TEREZA, ficamos com a sensação de perda irreparável …. mas por outro lado com certeza lutadores de suas CAUSAS, continuarão bravamente…. a saudade é grande e as lembranças de suas buscas não se apagarão ….Que Deus a receba e conforte seus familiares e de seu marido… ".

Também em rede social, a ex-vereadora de Cuiabá, professora Vera Araújo (PT), lamenou a morte de Teresa Rios: "Luto pela perda da companheira Tereza Rios e de seu esposo. Grande liderança da agricultura familiar, da região de Nossa Senhora do Livramento/MT. Exigimos a apuração e elucidação desse crime, assassinados cruelmente no sítio de sua propriedade. Vão em paz. Justiça em tempos tão difíceis".

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em