O leilão de veículos e sucatas promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) arrecadou 59% a mais do valor inicialmente previsto, que era de R$ 500 mil. Organizado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da Sejudh, o leilão arrecadou R$ 796.200,00 nos 86 lotes publicados no edital. O valor arrecadado será destinado ao Fundo Nacional Antidrogas, que depois reverterá ao Estado para ações preventivas.
Todos os veículos e sucatas leiloados são provenientes de operações de combate ao tráfico de drogas, que ficam sob a tutela da Secretaria de Justiça. O leilão foi promovido em conformidade com o Termo de Cooperação firmado entre a Sejudh, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério da Justiça, Poder Judiciário e o Ministério Público.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira Junior, destaca o sucesso do leilão que atingiu 100% dos lotes dispostos. “Tivemos um valor arrecadado bem superior ao estimado e desas forma, as ações preventivas terão um recurso para investir em projetos de retorno à sociedade”.
O presidente da Comissão do Leilão, Mário Quidá Neto, que também responde pela Superintendência de Políticas sobre Drogas, informa que o valor arrecadado será revertido até 60% para projetos dentro dos eixos estabelecidos na política nacional antidrogas. “Trabalharemos com projetos de prevenção e educação, redução da oferta, redução de anos, tratamento e reinserção social e pesquisa”, explicou.
O leilão teve 247 compradores, que deram 2.850 lances. Quem arrematou os lotes ofertados tem até o dia 12 de setembro para retirar os produtos, conforme previsto no edital.