Cidades

CVV Cuiabá inicia curso para novos voluntários e sociedade em geral

No próximo dia 10 de setembro, o Centro de Valorização a Vida (CVV) em Cuiabá, oferece curso para novos voluntários e comunidade em geral. Totalmente gratuito, o evento acontece no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com a mensagem “Doe um minuto, mude uma vida”.

Você sabia que 90% dos suicidas são portadores de transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados, e que isso representa 90% de chance dos casos serem prevenidos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A gente não da o curso só para quem quer ser voluntário. Porque assim, você terminou o curso, você já vai ser uma sementinha plantada na sociedade. Então você vai ser uma pessoa voluntária na sua casa, no seu trabalho, por isso não é só para voluntários”, explicou o voluntário Joemir Rosemberg, ao Circuito Mato Grosso.

Segundo o CVV, o 2017 ficará para a história da prevenção ao suicídio. Alavancado mundialmente pelo seriado “13 Reasons Why”, jogo da Baleia Azul e nacionalmente pela assinatura do convênio entre Ministério da Saúde e CVV para levar o telefone sem custo de ligação 188 a todo território nacional.

Os assuntos, mostrado na série, e os vários casos de jovens que cometeram suicídio por conta do jogo, quebrou tabus e assumiu a devida posição de destaque na imprensa, mídias sociais, escolas, empresas, famílias e rodas de amigos.

Segundo o Joemir, a forma como a série abordou o tema não foi das melhores, mas trouxe a tona um assunto considerado ainda um tabu. Além disso, possibilitou que todos conversassem sobre algo tão presente na sociedade.

“O jogo chamou a atenção, pois fez com os pais prestassem mais atenção em seus filhos. Despertou a vontade de saber o que eles faziam na rede social. Gerou dúvidas e abriu para debate. Mas devemos prestar muita atenção, porque hoje temos uma baleia, amanhã pode ser outro bicho, outra cor. Então é preciso ficar atento sempre”, completou.

Além da mobilização nacional pelo Setembro Amarelo no qual os cerca de 2.000 voluntários do CVV buscam com suas ações chamar a atenção da sociedade para o problema, através da iluminação de espaços públicos, realização de palestras e outras ações de divulgação.

O curso para novos voluntários, inicia no dia 10 de setembro, das 8h às 12h, na Rua Comandante Costa, nº 296, Centro, Cuiabá-MT (mais informações e inscrições pelo telefone 141 ou e-mail cuiaba@cvv.org.br).

O curso de seleção e treinamento de voluntários, chamado de Programa de Seleção de Voluntários é gratuito. As únicas exigências são: ter disponível pelo menos quatro horas semanais para o atendimento, ser maior de idade (18 anos) e vontade de conversar com qualquer pessoa que busque ajuda, sem críticas ou preconceitos.

Como ajudar com a Campanha

Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover passeios de motos ou bicicletas com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas, debates ou outras ações que impactem a população.

O site setembroamarelo.org.br traz mais informações e alguns materiais de apoio que podem ser utilizados sem prévia autorização.

Todos que enviarem fotos de suas iniciativas para o email setembroamarelo@cvv.org.br poderão ver o material compartilhado na fanpage do CVV (facebook.com/cvv141) ou do Setembro Amarelo (facebook.com/setembroamarelo).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.