Plantão Policial

Empresa é autuada por fazer propaganda enganosa no aeroporto

A Delegacia do Consumidor da Polícia Judiciária Civil integra o grupo de trabalho integrado de fiscalização no aeroporto Internacional Marechal Rondon, realizada nesta quarta-feira (06) pela Rede de Consumo Seguro composta pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-MT),  o Procon de Várzea Grande, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Decon. 

As equipes vistoriam as balanças de controle de pesos das bagagens do check-in, praças de alimentação  e produtos comercializados nas lojas, checando a certificação e regulamentação obrigatória, visando a proteção  e a saúde dos consumidores.

A balança de uma companhia aérea apresentou desconformidade no peso, de 3 quilos a mais. A irregularidade será apurada pela Decon e a empresa poderá ser enquadrada no artigo 7º da Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra as relações de consumo, inciso IV, parágrafo a: “alteração, sem modificação essencial ou de qualidade, de elementos tais como denominação, sinal externo, marca, embalagem, especificação técnica, descrição, volume, peso, pintura ou acabamento de bem ou serviço”.

A fiscalização no Aeroporto de Várzea Grande foi a primeira realizada pela Rede de Consumo Seguro, que há cerca de 4 meses vem reunindo os órgãos para discutir temas relacionados a defesa do consumidor. “Foi um trabalho de fiscalização desses órgãos atores dessa rede, que ocorrer em outros locais”, disse o delegado Antonio Carlos de Araújo.

Na vistoria, o Procon constatou infrações administrativas e também criminosa, relacionada a propaganda enganosa em uma loja, com oferta falsa a realidade do produto. O responsável poderá responder criminalmente pelo Artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor, por “fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva”. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em