Antes de iniciar a leitura, respire lenta e profundamente por alguns segundos, pense em alguém importante pra você e envie toda a sua gratidão pra essa pessoa, imagine ela sendo envolvida pelo seu amor e carinho. Pare alguns segundos. Setembro chegou e com ele um alerta: neste mês acontece em todo o mundo mais uma edição do Setembro Amarelo, uma campanha que pretende quebrar o tabu em torno do suicídio e levar à população informação relevante em favor da vida. Um assunto delicado e difícil de ser abordado.
Percebo que neste mês muitas pessoas ficam chocadas ao perceberem que o ano está acabando e que poucas metas lá do início foram cumpridas, o cansaço começa a bater à porta, gripes, estresse, tristeza. Aquele pensamento: “meu Deus, mais um ano se passou!”. Uma das maiores causas é a depressão, essa dor silenciosa, solitária, que nos traz vergonha e rouba nossa vontade de viver.
Depressão é uma doença, busque ajuda, não lute sozinho. A tristeza normalmente chega sem convite, ao contrário da alegria que precisa, na maioria das vezes, ser convidada. Reconhecer o próprio estado emocional faz toda a diferença, se pergunte: como estou? Na maior parte do tempo estou mais triste ou mais feliz? O que você tem feito para se fazer feliz? Você pratica atividade física? Ela é um dos remédios para depressão, ansiedade, síndrome do pânico, apenas 30 minutos já aliviam a maioria das emoções negativas.
Um dos exercícios de coaching se chama oscilação, que significa criar pequenos momentos ao longo do dia, da semana, para fazer algo diferente. Imagine um elástico: se esticarmos o tempo todo, ele vai arrebentar, não vai? Pois é, nós também! Como você diz sim à vida? A esta vida tão rica de encontros, aprendizados e possibilidades. Então, percebeu que não está bem? Faça algo totalmente fora da sua rotina, por você e pelos outros, olhe para as pessoas ao seu redor, dedique um tempo para ouvir alguém, ofereça seu ombro amigo e principalmente seu coração.
E se perceber que está muito pesado, busque ajuda, o CVV tem salvado muitas vidas. E quero deixar aqui o convite: comprometa-se a mudar a rotina neste final de semana, neste mês de alerta, qualquer coisa, vale até mesmo banho de mangueira enquanto molha a grama. Fique bem. Namastê.