rês incêndios ainda são combatidos por bombeiros neste final de semana em dois parques e em uma terra indígena de Mato Grosso. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), há registros de incêndios no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (em Nobres, a 151 km de Cuiabá), no Parque Estadual Ricardo Franco (em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital) e na Terra Indígena Tadarimana, na região do município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
As chamas em áreas de proteção atingiram pela segunda vez os Parques Estaduais da Serra do Ricardo Franco (Vila Bela da Santíssima Trindade) e da Gruta da Lagoa Azul (Nobres).
Essas áreas já foram palco de incêndios no último mês e em julho.
Durante a semana os bombeiros registraram outros locais com focos de incêndio. Conforme o BEA, os incêndios nos locais já foram extintos.
Focos de calor
Em oito meses, Mato Grosso registrou redução de 20,74% no número de focos de calor, quando comparado ao mesmo período de 2016. As informações constam no relatório do Centro de Pesquisas do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Ao todo, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 12.782 mil focos de calor nos municípios do estado. Por outro lado, no mesmo período do ano passado, o estado teve 16.127 mil focos de calor.