Mudanças bruscas de temperatura, tempo seco, umidade relativa do ar baixa, aumento das queimadas e aglomerações em lugares abafados são motivos para o aumento da incidência de gripes e resfriados nesta época do ano. A alimentação é uma boa base para que nossa imunidade se torne fortalecida. Primeiro se deve evitar excesso de açúcar, de gorduras e de bebidas alcoólicas, que reduzem a capacidade de defesa do corpo, e controlar o estresse, que também debilita nossas defesas imunes. E manter a flora intestinal equilibrada. Uma alimentação equilibrada e balanceada ajuda a aumentar a resistência a bactérias e vírus, pois os alimentos são fontes de substâncias bioativas, que estimulam o sistema imune.
Tendo isso em vista, seguem alguns alimentos que podem dar um bom suporte à imunidade. Não só nessa época do ano, quando estamos mais expostos a gripes, resfriados e infecções, mas o ano todo, principalmente se você pratica atividades físicas intensas e prolongadas, que provocam queda da imunidade. A vitamina C encontrada em alimentos como espinafre, agrião, frutas cítricas (laranja, acerola, kiwi), couve, brócolis, tomate (além de fonte de licopeno, com ação anti-inflamatória), pimentões, açafrão, coentro, páprica, salsa, e tomilho que é um potente antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Então vamos aumentar o consumo destes todos os dias.
A vitamina E do abacate, ovos, vegetais folhosos escuros, folhas de beterraba, açafrão, manjericão, louro, pimenta, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, gérmen de trigo, canela, milho. A vitamina A da cenoura, abacate, brócolis, lentilha, banana, ovos, cereja, beterraba, espinafre, alho, alho-poró, alecrim, pimenta, sálvia, coentro, manjericão, vitamina B6 da semente de girassol, abacate, cenoura, frango, peixes (brancos e pequenos, de preferência), gema de ovos, nozes, banana, arroz integral.
O selênio dos frutos do mar, alho, cebola, aveia, quinoa, cogumelos, castanha-do-pará, ovos e o zinco da aveia, quinoa, ovos, frutos do mar, espinafre, sementes de girassol, cogumelos, gengibre, cominho, manjericão e papoula e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Os vegetais verde-escuros, como brócolis, couve, espinafre, e também o feijão e cogumelo tipo shimeji, são fontes de ácido fólico também. Essa vitamina auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Gorduras monoinsaturadas: encontradas no azeite, azeitonas, avelã, amêndoas e abacate, possuem efeito anti-inflamatório.
O óleo de coco tem substâncias que auxiliam no combate a fungos. Além de vitaminas e minerais, o gengibre é fonte de zinco, selênio, vitaminas B e C, e também possui ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante, sendo um dos melhores aliados nos dias de gripes, resfriados e infecções de garganta e também para os praticantes de atividade física, como um cuidado extra com a imunidade e auxiliar na recuperação muscular.
Podemos fazer água com gengibre para beber durante o dia ou em chá ou na comida. O própolis possui muitos fitoquímicos, além de vitaminas e minerais com ação antisséptica, antibacteriana e antiviral; ele ativa a resposta imune, estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade, além de aumentar as defesas antioxidantes do corpo. Chás como os de erva-cidreira, erva-doce e alecrim podem ser ótimos aliados da imunidade. Além do chá verde, que ajuda a combater bactérias e evitar replicação de vírus, graças à epigalocatequina.