Nacional

Índios guaranis ocupam escritório da Presidência em São Paulo

Índios guaranis ocupam, na manhã desta quarta-feira (30), no prédio da Secretaria da Presidência da República em São Paulo, na avenida Paulista, região central de São Paulo.

Uma delegação de lideranças também está acampada em frente ao Ministério da Justiça em Brasília. Eles rezam pelos parentes de São Paulo.

Os guaranis exigem a revogação da Portaria 683 do Ministério da Justiça, que anulou a declaração da Terra Indígena Jaraguá.

"Temos mais de 700 indígenas, a maioria crianças, vivendo em cinco aldeias na Terra Indígena Jaraguá. 600 guaranis serão despejados com essa decisão genocida. Para onde Temer acha que nós vamos? O governo quer nos matar?", escreveu a Comissão Guarani Yvyrupa em sua página no Facebook.

De acordo com Marcos Tupã, coordenador geral da Comissão Guarani Yvyrupa, os manifestantes só vão sair do local quando o ministro Torquato Jardim atender as pessaos que estão na frente do ministério.

A assessoria de imprensa da Presidência da República afirmou por telefone que apenas o andar térreo do edifício foi ocupado, e não o terceiro andar, onde funciona, de fato, o escritório. Segundo a Presidência, os funcionários continuam com atividades normais, e a Polícia Militar foi chamada para fazer a segurança do local. 

Os guaranis programaram para as 17h uma manifestação no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus