O prefeito de Jangada (80 km de Cuiabá), Ederzio de Jesus Mendes (PSDB), e o secretário municipal de Obras, Marcos Antônio Bernadino, foram presos nesta quarta-feira (30) pela Polícia Civil. A ação é em decorrência de uma denúncia da Promotoria de Justiça de Rosário Oeste (128 km ao Norte), apurada pela Polícia Judiciária Civil, de uso indevido de maquinário da prefeitura. Também foram presos dois servidores públicos.
Segundo Polícia Judiciária Civil (PJC), a denúncia informava que o arrendamento do curtume Jangada, em Acorizal (62 km de Cuiabá), estaria há mais de 30 dias utilizando irregularmente uma pá-carregadeira e a patrola da Prefeitura de Jangada, prejudicando obras em benefícios dos moradores do município, que havia pedido que o maquinário fosse empregado em uma comunidade rural.
Em averiguações, a Polícia Civil confirmou que as máquinas estavam sendo desviadas para o uso particular. O maquinário da Prefeitura de Jangada foi encontrado na área do curtume, e dois funcionários da prefeitura de Jangada, Otoniel Firmo da Cunha, 29, e Deomar Rocha Azambuja, 47, trabalhavam na área.
Durante a abordagem, um dos funcionários informou que trabalhava na área a mando do prefeito de Jangada, Ederzio de Jesus Mendes, 47. Outra máquina que era usada no local também foi confirmada pertencer a Prefeitura de Jangada.
Diante do flagrante, a equipe policial liderada pelo delegado Walter de Melo Fosenca Junior foi até a Prefeitura de Jangada, local em que deram voz de prisão ao secretário de Obras, Marcos Antonio Bernadino, 69, e ao prefeito Ederzio de Jesus Mendes.
Os funcionários Otoniel e Deomar foram autuados em Acorizal e o flagrante do prefeito e do secretário lavrado neste momento na Delegacia da Polícia Civil de Jangada.
Os maquinários estão apreendidos e trancados no arrendamento do curtume Jangada e passarão por perícia. As máquinas devem retornar ao município de Jangada, para emprego em obras públicas.