O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, se apresentou neste domingo (27) na Orla do Porto, onde foi realizado também o show do cantor Daniel com a Orquestra Sinfônica da UFMT. O evento teve o apoio da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado. O Flor Ribeirinha mostrou o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil”, o mesmo que levou para a Turquia. Embalado pela viola de cocho, o mocho e o ganzá, o siriri é o carro chefe do espetáculo, que também é composto do boi bumbá, a manifestação de Parintins e o samba brasileiro.
A presidente e fundadora do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, explicou que o grupo venceu a competição internacional na Turquia, neste mês de agosto, no festival que é considerado um dos maiores eventos de folclore do mundo, onde o grupo participou ao lado de mais 26 países. Ela frisou que o espetáculo na Orla do Porto foi um momento muito especial para todo o grupo. “Foi uma honra para nós mostrar este espetáculo ao público cuiabano. Nosso povo merece muitos eventos como este realizado aqui. Convidamos a todos para a outra apresentação no dia 9 de setembro, na Arena Pantanal. Nossa luta é pela preservação da nossa cultura”, disse ela.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, enalteceu a participação do Flor Ribeirinha e afirmou que as apresentações fazem parte do programa “Bora Pra Orla”, criado pela gestão Emanuel Pinheiro. O objetivo é incentivar a ocupação do espaço, além de fomentar o turismo e gerar emprego e renda. Com a revitalização e a manutenção da Orla do Porto, às margens do Rio Cuiabá, o local dispõe de espaço para realização de grandes eventos, como ocorreu durante o Carnaval e depois com as comemorações do aniversário de Cuiabá. “Este espaço público combina com esse tipo de atividade, pois, fomenta o turismo e cria mais uma opção de lazer para os cuiabanos. A proposta é promover ações que envolvam as pessoas com o Rio Cuiabá, além de oferecer cultura e entretenimento para as famílias”, assegurou.