Plantão Policial

Policiais civis concluem curso de atuação na região de fronteira em MT

Em busca de qualificação e aperfeiçoamento de técnicas de combate a criminalidade, seis servidores da Polícia Judiciária Civil concluíram o curso promovido pela da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), nível “Operador de Fronteira”.

A capacitação, 37º CUEF – Curso de Unidade Especialidade de Fronteira / Nível Operador de Fronteira, foi realizada entre os dias 14 a 23 de agosto, nas dependências do Grupo Especializado de Fronteira (Gefron), no município de Porto Esperidião (326 km de Cuiabá-MT).

Com duração de dez dias, o curso tinha como objetivo preparar os servidores da Segurança Pública com noções necessárias para execução de operações policiais na região de fronteira. Participaram equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Politec, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

As instruções teóricas e práticas foram: Técnicas de Entrevista, Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial, Reconhecimento e identificação de Drogas, Procedimentos Frente as Ocorrências Fronteiriças, Investigação Criminal, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Direção Policial, Identificação de Fraudes e Busca Veicular, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Tiro Policial e Táticas para Confrontos Armados, Patrulhamento Rural e Abordagem, Natação Utilitária, Sobrevivência, Policiamento Embarcado, Técnicas de Imobilização e Condução e, ao final das disciplinas foi aplicada uma Avaliação individual aos alunos.

Na solenidade de encerramento, a Delegada Regional de Cáceres (225 km a Oeste), Cinthia Gomes da Rocha Cupido, destacou a atuação de policiais civis durante a realização do curso, tendo em vista a necessidade de qualificação do profissional de segurança pública, que deve ser constante, principalmente no policiamento de fronteira.

“As instruções ministradas foram altamente produtivas, voltadas para o nivelamento entre as Instituições, que certamente refletirá na melhor prestação de serviço a sociedade, bem como, a partir de agora os servidores qualificados servirão de multiplicadores dentro das unidades de lotação”, completou a delegada.

Concluíram o curso 37º CUEF – Curso de Unidade Especialidade de Fronteira / Nível Operador de Fronteira, os policiais civis Aleksandro Marques de Aguilar, Ariovaldo Marques de Aguilar, Douglas Oswaldo Pardo Lima, Gustavo Rodrigues das Neves, Luciano Santos e Washington Renon Marques Freitas, lotados na Delegacia Especial de Fronteira (Defron) e da Gerência de Operações Especiais (GOE).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em