Os Jogos Escolares da Juventude – Mato Grosso terão a 13ª e última etapa realizada, de 28 de agosto a 03 de setembro, na categoria A (para estudantes de 15 a 17 anos), na cidade de Alta Floresta (796 km de Cuiabá). E a competição, que é organizada pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), já mobilizou cerca de 10 mil estudantes neste ano de 2017. Com todos os ginásios utilizados abertos para a visitação do público.
De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, o evento teve ao todo dez fases regionais e três estaduais. E, segundo ele, a última fase será uma estadual com a participação de atletas de 17 municípios em disputas por quatro modalidades esportivas: Basquetebol, voleibol, handebol e futebol de salão (nos naipes masculino e no feminino). E os campeões avançam para a etapa nacional dos Jogos Escolares.
“É incalculável a quantidade de benefícios proporcionados pelo esporte à sociedade. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo para a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores. O esporte precisa ser compreendido e valorizado como política pública”, disse o secretário, Leonardo de Oliveira.
Nacional
A fase nacional do Jogos Escolares da Juventude será em duas partes. Primeiro na categoria B, para alunos de 12 a 14 anos, que será de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR), e, em segundo, na categoria A, para alunos de 15 a 17 anos, que será de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). Ambas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, judô, badminton, ciclismo, wrestling, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica.