Política

Sorriso vira a Capital do Agro e Jorge Pires reage: ‘Não tem como tirar este título de Cuiabá’

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, reagiu com indignação a publicação da lei no Diário Oficial desta quarta-feira (23) que coloca Sorriso (400 km de Cuiabá)  como a “Capital Estadual do do Agronegócio e da Soja” em Mato Grosso. O projeto de Lei foi apresentado pelo deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), que já foi prefeito de Sorriso.

Jorge Pires reconhece a importância de Sorriso como produtor de grãos. “Apenas para esclarecer como agricultor e pecuarista que é incontestável a grandeza e importância do município de Sorriso como produtor de grãos do Mato Grosso e do Brasil. Isso dá a ele, o título da capital da produtividade no Estado”.

No entanto, defende que o título fique com Cuiabá.  “O Estado de Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e detentor do maior rebanho bovino brasileiro, sendo que Cuiabá é a capital deste Estado, que é referência mundial em produtividade, portanto não tem como se tirar o título de Cuiabá como sendo a capital do Agro de Mato Grosso. portanto não concordarmos com a lei. A discussão será grande”, escreveu Jorge Pires em grupo de WhastApp.                       

O presidente do Sindicato Rural segue falando sobre a questão da consolidação de Cuiabá como Capital do Agro. “Existem vários municípios de Mato Grosso que estão crescente na sua produtividade, tais como Campo Novo , Sapezal , Brasnorte , Sinop , Lucas , Nova Mutum, entre outros.  Mudaremos a Capital se um ou vários ultrapassar a produtividade de Sorriso?”, questiona.

No dia 10 de fevereiro deste ano o Sindicato Rural de Cuiabá, que representa os municípios da Baixada Cuiabana, apresentou ao governador Pedro Taques o projeto ‘Cuiabá é Agro’, que propõe ações para tornar a cidade a capital do agronegócio brasileiro. Entre as metas, estava uma reforma estrutural no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Na oportunidade, o governador chegou a considerar "ótima oportunidade para transformar a Capital em um grande centro, onde as pessoas vão comercializar, consumir, fomentar os setores hoteleiro, de serviços, entre outros".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões