Agentes penitenciários encontraram no período de uma semana 44 celulares sendo usados por detentos na Penitenciária Central do Estado (PCE) em Cuiabá (MT), sendo 14 apreendidos neste domingo (20) no lado B do raio 5, dos quais 10 estavam sendo utilizados por Luciano Mariano da Silva, o “Marreta”, denunciado em um esquema de roubo e furto de veículos na operação “Ares Vermelho” desencadeada pela Polícia Civil na quinta-feira (17).
Agentes estavam desconfiados da utilização por presos do raio e fizeram uma varredura e encontraram somente na cela de marreta 10 aparelhos. Luciano pertence ao Comando Vermelho (CV-MT) e de dentro da PCE comandava roubos e furtos de carros e mantinha contato com outros presos de outras facções de fora do estado.
O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindespen-MT), João Batista, informou que mesmo com a grande apreensão de celulares na última semana, se fizer revista nesta segunda-feira, novos celulares serão encontrados.
Como o Circuito Mato Grosso já havia citado desde o dia 20 de julho, facções vêm tomando conta dos presídios em Mato Grosso, e o presidente cobra melhorias em equipamentos para revistas em dia de visita.
“Se voltar lá hoje (segunda-feira), vamos ver novos aparelhos, ainda mais porque ontem teve visita. As mulheres têm usado técnicas para entrar com drogas e celulares que não são pegos pelo detector de metal. Há anos temos cobrado melhorias e a máquina de raios-x corporal (scanner), mas nunca nos forneceram”, disse o presidente.
{relacionadas}