Opinião

Poderes e saúde pública em Mato Grosso

“ (…)do Povo, para o Povo e pelo Povo e em seu nome (e sob sua Vontade…) será exercido". Assim os idealistas da Democracia lapidaram a concepção mais atual de Liberdade Humana.

Na prática isto acontece? Acontece em nosso Estado de Mato Grosso? No nosso Brasil??

Vejamos: entre a construção de palácios, "arenas", casas de espetáculos e a oferta de leitos e de ambulatórios para mitigar, com dignidade, o sofrimento causado pela doença que o atingiu (ou à sua família) o que o Povo escolheria?
O que o que os escolhidos pelo mesmo Povo tem feito?
Na contramão da poesia libertária escrita pelo ideal democrático, uma vez escolhidos, esses escolhidos travestem-se de monarcas absolutistas e, tal qual, vai "governar" com o seu povo…

Para estes, convivência em palácios modernosos, ajardinados, chiques.
Para o Povo, Hospitais Públicos decadentes, indignos, filas, mau atendimento…
Com o apoio da mídia e de cuiabanos, que assim se declaram, tornaram a Avenida do CPA um agressivo deserto. Dizem que ceifaram mais de 3 mil árvores ali e nas adjacências. Tudo para passar um modernoso "cavalo de ferro" que, não resolvendo a vontade popular da solução do transporte de massa, por alguns bilhões de reais deverá transportar, sem amassos e bem climatizados nossos "enternados" burocratas. A custo subsidiado…
E a Saúde… Bom ela fica por conta de "caravanas da saúde" midiáticas e sem rumo. Sem planos e sem projetos.  Substituindo, numa rotina frenética, secretários sem apoio, despreparados. Descompromissados.

 Recentemente participei, com muita satisfação, da gestão do extraordinário Hospital Universitário Júlio Muller, 100% Público.

Foram 3 anos de muita luta. De "pires-na-mão", buscamos apoio das autoridades de todos os poderes, em todos os níveis do estado (governador, secretários, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, autoridades judiciárias). Visitamos palácios e jardins (…) com exceção do Prefeito Mauro Mendes, com sua equipe das Secretarias de Obras e de Serviços Urbanos e do Senador Wellington Fagundes, que prontamente nos apoiou. O resto, eleito ou delegado para construir a vontade popular, nada fez.

Um até prejudicou.

DOIS DELES, QUE INCLUSIVE QUEREM "GOVERNAR" ESTE ESTADO, NÃO SABEM ONDE FICA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER!
Há 44 anos me dedico à Saúde e à Educação Pública neste Estado, neste querido Brasil.
Vou continuar lutando e me sinto no direito, por todas as oportunidades que o Povo Brasileiro me ofereceu (inclusive o financiamento de estudos, em todos os níveis, em Escola Pública) de começar a conclamar a todos a lutar contra o silêncio ensurdecedor que está contaminando a Sociedade Brasileira.

*Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do