“ (…)do Povo, para o Povo e pelo Povo e em seu nome (e sob sua Vontade…) será exercido". Assim os idealistas da Democracia lapidaram a concepção mais atual de Liberdade Humana.
Na prática isto acontece? Acontece em nosso Estado de Mato Grosso? No nosso Brasil??
Vejamos: entre a construção de palácios, "arenas", casas de espetáculos e a oferta de leitos e de ambulatórios para mitigar, com dignidade, o sofrimento causado pela doença que o atingiu (ou à sua família) o que o Povo escolheria?
O que o que os escolhidos pelo mesmo Povo tem feito?
Na contramão da poesia libertária escrita pelo ideal democrático, uma vez escolhidos, esses escolhidos travestem-se de monarcas absolutistas e, tal qual, vai "governar" com o seu povo…
Para estes, convivência em palácios modernosos, ajardinados, chiques.
Para o Povo, Hospitais Públicos decadentes, indignos, filas, mau atendimento…
Com o apoio da mídia e de cuiabanos, que assim se declaram, tornaram a Avenida do CPA um agressivo deserto. Dizem que ceifaram mais de 3 mil árvores ali e nas adjacências. Tudo para passar um modernoso "cavalo de ferro" que, não resolvendo a vontade popular da solução do transporte de massa, por alguns bilhões de reais deverá transportar, sem amassos e bem climatizados nossos "enternados" burocratas. A custo subsidiado…
E a Saúde… Bom ela fica por conta de "caravanas da saúde" midiáticas e sem rumo. Sem planos e sem projetos. Substituindo, numa rotina frenética, secretários sem apoio, despreparados. Descompromissados.
Recentemente participei, com muita satisfação, da gestão do extraordinário Hospital Universitário Júlio Muller, 100% Público.
Foram 3 anos de muita luta. De "pires-na-mão", buscamos apoio das autoridades de todos os poderes, em todos os níveis do estado (governador, secretários, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, autoridades judiciárias). Visitamos palácios e jardins (…) com exceção do Prefeito Mauro Mendes, com sua equipe das Secretarias de Obras e de Serviços Urbanos e do Senador Wellington Fagundes, que prontamente nos apoiou. O resto, eleito ou delegado para construir a vontade popular, nada fez.
Um até prejudicou.
DOIS DELES, QUE INCLUSIVE QUEREM "GOVERNAR" ESTE ESTADO, NÃO SABEM ONDE FICA O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER!
Há 44 anos me dedico à Saúde e à Educação Pública neste Estado, neste querido Brasil.
Vou continuar lutando e me sinto no direito, por todas as oportunidades que o Povo Brasileiro me ofereceu (inclusive o financiamento de estudos, em todos os níveis, em Escola Pública) de começar a conclamar a todos a lutar contra o silêncio ensurdecedor que está contaminando a Sociedade Brasileira.
*Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso